Empresários russos querem importar mais produtos agrícolas do Brasil

Publicado em 30/03/2011 09:23
Nesta segunda-feira, 28 de março, o presidente da Agência Internacional Ural Clearing House, Vladimir Kovrigin, e o empresário Vartan Tonoian expuseram o interesse do país russo em abrir espaço para que mais mercadorias brasileiras entrem em seu mercado. A Rússia importa do Brasil hoje mais carnes, açúcar e café (o Brasil importa basicamente fertilizantes da Rússia).

Os empresários russos foram recebidos pelo secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Célio Porto, e pelo diretor do Departamento de Promoção Internacional do Agronegócio, Marcelo Junqueira, para estreitar as relações comerciais de produtos agrícolas. Durante o encontro, Kovrigin e Tonoian afirmaram que querem montar uma casa de comércio entre o Brasil e a Rússia para organizar e negociar diretamente com os produtores.

De acordo com Vartan Tonoian, os empresários também querem estabelecer um ponto de comunicação com o Brasil e abrir um escritório em São Paulo nos próximos meses. “Queremos abrir o escritório para sair do estereótipo de carne, café e açúcar e identificar novos produtos brasileiros”, explica o empresário russo.

A Rússia é o maior importador de carne do Brasil. No ano passado, as compras do produto geraram receita de US$ 2 bilhões. No total, as exportações brasileiras de produtos agropecuários para a Rússia já renderam, em 2010, US$ 4 bilhões.

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Durante a Agrishow, Harven promove rodas de conversas com grandes nomes do agro
Imposto de Renda Pessoa Física da Atividade Rural | Ouça o Agro CNA/Senar #118
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Plantio americano e panorama climático para Brasil e EUA
Podcast Foco no Agronegócio | Novas expectativas de câmbio
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária incentiva o cultivo de cereais de inverno