Governo admite prorrogar decreto sobre reserva legal, diz Estadão

Publicado em 06/04/2011 09:09 e atualizado em 06/04/2011 09:41
Razão de prostestos de ruralistas, texto que normatiza uso das terras pode ter validade estendida, segundo a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, admitiu nesta terça-feira, 5, a possibilidade de uma prorrogação da validade do decreto 6.514, de 2008, que vence em junho. Se o decreto perder a validade, será necessário cumprir regras relativas à averbação da parcela de reserva legal. Quem não fizer a averbação no prazo entra na ilegalidade e estará sujeito a multas e restrição de crédito. É por este motivo que os ruralistas pressionam pela rápida aprovação do novo código florestal, que alteraria as regras em vigor em relação à área de reserva legal.
A possibilidade de prorrogação do prazo foi levantada pela ministra após conversa com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS). Izabella diz ter ouvido dele um pedido para que o prazo fosse estendido e se manifestou de forma simpática à ideia.
"O presidente me sugeriu, me fez um pedido, para que pudéssemos ver a necessidade de prorrogar o prazo do decreto 6514 e, do ponto de vista do Ministério do Meio Ambiente, não temos nenhuma objeção a isso. Agora, obviamente, isso está no conjunto de propostas em discussão no âmbito do governo", disse a ministra.
Izabella disse acreditar ser possível encontrar um texto para o código florestal que promova o consenso entre ruralistas e ambientalistas. "Deixei claro que não temos nenhuma posição contrária a qualquer produção agrícola, estamos trabalhando para beneficiar o meio ambiente e também os produtores. Tenho certeza que vamos avançar numa proposta de consenso", afirmou.
Código Florestal pode ter mecanismo de compensação
Perto de fechar a proposta de revisão do Código Florestal e enviá-la ao Congresso, o governo federal deu sinais de que poderá incluir mecanismos de compensação, que permitiriam aos proprietários de terra que desmataram compensar suas áreas de Reserva Legal em outros biomas e Estados. Hoje, é possível reparar essas áreas, desde que seja na mesma bacia hidrográfica.

"Há ainda discussões sobre os critérios de compensação da Reserva Legal, mas é mais um debate técnico do que político", disse a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que participou ontem de reunião na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). A Reserva Legal é a área mínima da propriedade que, pela lei atual, deve manter a vegetação nativa e varia de 20% a 80% do imóvel rural.

Segundo a ministra, o governo e o setor agropecuário estão próximos de um consenso. "Estamos na reta final de consolidar uma proposta que seja convergente e de consenso", disse.

A ministra afirmou que há pontos que ainda precisam ser melhor discutidos com o setor produtivo. Izabella descartou qualquer tipo de anistia a proprietários que tenham desmatado suas terras - um dos pontos mais polêmicos da proposta de reforma do Código Florestal que atualmente tramita no Congresso, de autoria do deputado federal Aldo Rebelo (PC do B-SP).

Pela proposta que está sendo elaborada pelo governo, novos desmatamentos serão permitidos, desde que autorizados pelos órgãos ambientais.

Para o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, a regularização da reposição ambiental de áreas desmatadas é uma reivindicação dos setores produtivos e a flexibilização das regras de compensação pode facilitar a legalização dos produtores e ainda criar um mercado de compensações ambientais. "Ninguém quer estar na ilegalidade", disse. Skaf estima que a apresentação da proposta agradou aos empresários.

Documento. Na reunião com a ministra, os empresários apresentaram um documento produzido pelo Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (Icone) que apresenta um panorama da legislação ambiental desde a década de 1930, quando o Código Florestal foi estabelecido, e propõe os mecanismos de compensação ambiental como uma saída para colocar os produtores que desmataram na legalidade.

Na avaliação de André Nassar, diretor-geral do Icone, a revisão do Código Florestal é necessária. Segundo Nassar, atualmente existem 40 milhões de hectares de áreas de Reserva Legal que foram convertidas para a agricultura e, pela lei atual, deveriam ser transformados em florestas. Segundo Nassar, se isso for feito, a expansão da produção agrícola ficaria limitada, com redução na oferta de produtos no mercado e aumento de preços em até 40%. "Estamos tentando mostrar que as políticas públicas têm impacto muito forte. Cai a produção de tudo e sobe o preço de quase tudo. Imagine o consumidor brasileiro pagando 40% a mais."

No estudo, a entidade contabiliza 70 milhões de hectares em terras privadas, com baixa produtividade e áreas de vegetação nativa que poderiam se tornar áreas de compensação.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
O Estado de S. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário