Governo abre calendário de distribuição de sementes

Publicado em 07/04/2011 11:26
A primeira entrega de sementes deste ano já tem data e local marcados: será em Arapiraca, na próxima sexta-feira (8), a partir das 10h30, no galpão da Governadoria, em frente ao Terminal Rodoviário.

A solenidade vai contar com a presença do governador Teotonio Vilela, do secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas, lideranças do setor agrícola, representantes de sindicatos, associações, cooperativas e prefeitos da Região Agreste.

Em todo o Estado, o governo fará a distribuição de cerca de mil toneladas de sementes, que devem beneficiar aproximadamente 70 mil agricultores familiares, que dependem dessas sementes para iniciar seu plantio e garantir a safra de 2011.

A distribuição faz parte do Programa de Sementes, vinculado ao Programa Alagoas Mais Alimentos, que é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri).

"Essa distribuição tem ocorrido, nos últimos anos, por meio de um edital público, que convocou entidades e prefeituras a apresentar suas propostas solicitando sementes. Será, mais uma vez, uma entrega democrática, transparente, atendendo a todos que fizeram a solicitação", explicou o secretário de Estado da Agricultura, Jorge Dantas.

"As sementes que serão entregues contemplam as principais culturas da agricultura familiar, que são feijão, milho, arroz, algodão, mamona e sorgo. Com isso, o agricultor e sua família vão ter alimento para o consumo próprio e também para comercialização", enfatizou a superintendente de Fortalecimento da Agricultura Familiar da Seagri, Inês Pacheco.

Ela também ressaltou a parceria da COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO (CONAB/AL), que adquire parte da produção desses agricultores, garantindo, assim, mercado para escoamento.

Além dos agricultores familiares, o Programa de Sementes atende às demandas de movimentos sociais, assentados da reforma agrária, comunidades quilombolas e indígenas.

Próximas entregas - As próximas entregas de sementes vão ocorrer nos municípios de União dos Palmares, no dia 13 de abril, contemplando, assim, todos os municípios da região da Zona da Mata, e em São José da Tapera, no dia 15, contemplando todos os municípios do Sertão.

Após a solenidade oficial de entrega de sementes, os representantes das entidades contempladas (associações, sindicatos rurais, movimentos sociais e cooperativas) e que já haviam enviado suas propostas à Seagri durante o período de vigência do edital, devem procurar as Gerências Regionais da Secretaria para retirar o termo de doação. No termo, há a quantidade de sementes que eles podem obter e a qual armazém eles devem se dirigir para fazer essa retirada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Alagoa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário