Preços dos alimentos caem pela 1ª vez em 8 meses, constata FAO

Publicado em 07/04/2011 14:40
O índice teve uma média de 230 pontos em março de 2011, o que representa uma baixa de 2,9% em relação ao nível máximo de fevereiro
O índice da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para os preços dos alimentos caiu pela primeira vez após oito meses seguidos de altas, anunciou a entidade em comunicado divulgado nesta quinta-feira (07/04).

O índice teve uma média de 230 pontos em março de 2011, o que representa uma baixa de 2,9% em relação ao nível máximo de fevereiro, mas ainda 37% acima de março do ano passado.

"A queda no índice geral deste mês representa uma trégua após as contínuas altas que presenciamos nos oito últimos meses", assinalou David Hallam, diretor da Divisão de Comércio e Mercados da FAO. "Mas seria prematuro concluir que se trata de um investimento na tendência de alta", acrescentou.

"Precisamos ver as informações das novas safras nas próximas semanas para termos uma ideia dos futuros níveis de produção", destacou Hallam.

Mas, segundo ele, os baixos níveis das reservas, a implicação para "os preços do petróleo dos eventos no Oriente Médio e no Norte da África e as consequências da destruição no Japão são fatores que contribuem para que persistam as incertezas e a volatilidade dos preços nos próximos meses".

Fonte: Agência Effe

NOTÍCIAS RELACIONADAS

De Olho no Material Escolar quer incluir informações reais sobre o agro no próximo Plano Nacional de Educação
Governo de SP anuncia novas medidas que impulsionam produção de biogás e biometano
Além de investimentos, produtores procuram a Sicredi em busca de seguros
Tecnologias no agro criam novos modelos de trabalho do campo às empresas que atendem o setor
Brasil e Japão assinam memorando de cooperação para recuperação de áreas degradadas