Índice Ceagesp tem salto de 9,49% no 1º trimestre

Publicado em 11/04/2011 07:53 169 exibições
O Índice Ceagesp, que mede o comportamento dos preços de uma cesta de mais de 100 produtos e serve de referência para as oscilações agrícolas no atacado de São Paulo, subiu 0,73% em março e encerrou o primeiro trimestre de 2011 com variação positiva acumulada de 9,49%. Apesar dessa alta, nos últimos 12 meses o indicador ainda apresenta queda de 3,3%, segundo levantamento divulgado na sexta-feira pela estatal.

A oscilação do mês passado foi puxada principalmente pelas valorizações médias dos grupos formados por cebola, batata, amendoim, coco seco e ovos - os "diversos" - e pelos legumes. O primeiro subiu 15,73%; o segundo, 7,34%. Os pescados também registraram alta (2,71%), e houve quedas, em contrapartida, nos grupos das verduras (4,96%) e das frutas (1,48%).

"Após altas expressivas durante os meses de janeiro e fevereiro devido ao excesso de chuvas nas regiões produtoras, os preços no atacado já iniciam processo de retorno aos patamares habituais", afirma o economista da Ceagesp, Flávio Godas, em comunicado. "Com a tendência de condições climáticas satisfatórias no mês de abril, os preços devem recuar acentuadamente em todos os setores, principalmente legumes e verduras. Somente o setor de pescados, em razão da maior demanda na Semana Santa, não deve apresentar recuo dos preços".

Tags:
Fonte:
Valor Econômico

0 comentário