Índice Ceagesp tem salto de 9,49% no 1º trimestre

Publicado em 11/04/2011 07:53
O Índice Ceagesp, que mede o comportamento dos preços de uma cesta de mais de 100 produtos e serve de referência para as oscilações agrícolas no atacado de São Paulo, subiu 0,73% em março e encerrou o primeiro trimestre de 2011 com variação positiva acumulada de 9,49%. Apesar dessa alta, nos últimos 12 meses o indicador ainda apresenta queda de 3,3%, segundo levantamento divulgado na sexta-feira pela estatal.

A oscilação do mês passado foi puxada principalmente pelas valorizações médias dos grupos formados por cebola, batata, amendoim, coco seco e ovos - os "diversos" - e pelos legumes. O primeiro subiu 15,73%; o segundo, 7,34%. Os pescados também registraram alta (2,71%), e houve quedas, em contrapartida, nos grupos das verduras (4,96%) e das frutas (1,48%).

"Após altas expressivas durante os meses de janeiro e fevereiro devido ao excesso de chuvas nas regiões produtoras, os preços no atacado já iniciam processo de retorno aos patamares habituais", afirma o economista da Ceagesp, Flávio Godas, em comunicado. "Com a tendência de condições climáticas satisfatórias no mês de abril, os preços devem recuar acentuadamente em todos os setores, principalmente legumes e verduras. Somente o setor de pescados, em razão da maior demanda na Semana Santa, não deve apresentar recuo dos preços".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário