Zoneamento agroecológico da Embrapa vai diversificar cultivos agrícolas em Mato Grosso do Sul

Publicado em 16/05/2011 08:15
A Embrapa Solos, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), sediada no Rio de Janeiro, concluiu este mês a segunda etapa do zoneamento agroecológico de Mato Grosso do Sul, o que equivale a 85 mil quilômetros quadrados (km²) ou 50% da área total do estado, cobrindo 33 municípios.

Mato Grosso do Sul é o primeiro estado brasileiro a fazer um zoneamento desse tipo, disse à Agência Brasil o pesquisador da Embrapa Solos Nilson Rendeiro, coordenador do trabalho.

Elaborado a pedido do governo estadual, que investiu R$ 600 mil nas duas primeiras fases do projeto, o zoneamento agroecológico servirá de base para o planejamento territorial, no sentido de diversificar os cultivos agrícolas. As atividades dominantes em Mato Grosso do Sul, atualmente, são a pecuária e o plantio da soja.

“O zoneamento orienta o uso sustentável da terra”, frisou Rendeiro. “O trabalho é focado para dar maior opção para o agricultor e permitir planejar todo o estado”. Segundo o pesquisador, o levantamento feito até agora já permite visualizar as áreas de maior potencial para recursos naturais e as áreas de maior restrição ambiental.

Um dos pontos da pesquisa foi o levantamento de aptidão para mais de 15 culturas, incluindo, além da soja, abacaxi, banana, eucalipto, girassol, citros, goiaba, seringueira e milho, entre outras.

O zoneamento completo, abrangendo os 78 municípios do estado, depende ainda de negociação com o governo estadual, informou Nilson Rendeiro.

O Maranhão já demonstrou interesse em encomendar à Embrapa Solos um zoneamento agroecológico semelhante. Contatos já foram iniciados pelo governo maranhense.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário