Produtores pedem medidas para renegociação de dívidas

Publicado em 26/05/2011 07:27
Apesar do anúncio de juros menores, a Fetraf-Sul avaliou que o endividamento do segmento não foi resolvido.
Representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Sul (Fetraf-Sul) estiveram reunidos nesta quarta-feira (25) com o presidente da Câmara, Marco Maia. A entidade, que reúne mais 150 sindicatos de trabalhadores do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, pediu o apoio da Câmara para medidas que viabilizem a renegociação de dívidas dos agricultores familiares.

A entidade adverte que, apesar de um anúncio de taxas de juros menores e de R$ 16 bilhões para o Plano Safra 2011/2012 feito pela presidente Dilma Rousseff, a Fetraf-Sul avaliou que o endividamento do segmento não foi resolvido. Os agricultores familiares querem a unificação dos contratos de empréstimo, com parcelamento em 15 anos e bônus de 30% de desconto para os que pagarem em dia as parcelas, além de remissão de R$ 12 mil para todos os contratos.

Principais reivindicações

Nesta terça-feira, os representantes da entidade estiveram reunidos com o presidente da Central Nacional de Abastecimento (Conab), Evangevaldo Moreira dos Santos, para discutir a implementação de programas da empresa para agricultores familiares.

Além das ações para reduzir o endividamento dos produtores, estão entre as reivindicações da entidade a garantia de renda, regras claras para a sucessão de propriedades e a implantação de programas habitacionais. Outra preocupação dos agricultores familiares é a definição de uma política de preços mínimos, com valores regionalizados de acordo com o custo da produção.

No caso dos programas habitacionais, a Fetraf-Sul alega que o Programa Nacional de Habitação Rural tornou mais lenta a liberação de recursos para a construção de moradias. A entidade quer o apoio dos parlamentares para tornar mais ágeis as ações vinculadas ao programa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário