Agricultores ampliam plantio do sorgo na Bahia

Publicado em 31/05/2011 08:25
Com o cereal em abundância, os criadores de gado são beneficiados. A colheita já começou no estado.
É tempo de colheita do sorgo na região de Lagoa do Bezerro, zona rural de Candiba, sudoeste da Bahia. O cereal plantado no fim de novembro do ano passado já chega a três metros de altura, é resistente à seca da região e às pragas e cresce rápido, menos de um mês depois da colheita, os brotos já podem ser vistos.

A Bahia é o terceiro maior produtor de sorgo do país, atrás de Goiás e Minas Gerais. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab, a área de plantação de sorgo em todo estado aumentou no último ano: passou de 98 mil hectares para 119 mil.

Os produtores aproveitam tudo, caule, folhas, grãos. As vantagens fizeram com que o número de pequenos produtores que trabalham com o sorgo dobrasse em um ano. Hoje, cerca de 1.200 cultivam o cereal, uma mudança e tanto na região, segundo o vice-presidente da Associação dos Produtores. “A cada dia que passa, mais produtores deixam de plantar outras cultivares e passam a plantar sorgo e investir diretamente no gado leiteiro”, diz Nilton Dalemberth.

“O sorgo é um dos principais alimentos da região devido a resistência a longas estiagens e servir como fonte de carboidrato e proteína”, explica Péricles Gomes, chefe do escritório de Guanambi da Empresa Baiana de Desenvolvimento.

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

De Olho no Material Escolar quer incluir informações reais sobre o agro no próximo Plano Nacional de Educação
Governo de SP anuncia novas medidas que impulsionam produção de biogás e biometano
Além de investimentos, produtores procuram a Sicredi em busca de seguros
Tecnologias no agro criam novos modelos de trabalho do campo às empresas que atendem o setor
Brasil e Japão assinam memorando de cooperação para recuperação de áreas degradadas