Agricultores ampliam plantio do sorgo na Bahia

Publicado em 31/05/2011 08:25
Com o cereal em abundância, os criadores de gado são beneficiados. A colheita já começou no estado.
É tempo de colheita do sorgo na região de Lagoa do Bezerro, zona rural de Candiba, sudoeste da Bahia. O cereal plantado no fim de novembro do ano passado já chega a três metros de altura, é resistente à seca da região e às pragas e cresce rápido, menos de um mês depois da colheita, os brotos já podem ser vistos.

A Bahia é o terceiro maior produtor de sorgo do país, atrás de Goiás e Minas Gerais. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento, a Conab, a área de plantação de sorgo em todo estado aumentou no último ano: passou de 98 mil hectares para 119 mil.

Os produtores aproveitam tudo, caule, folhas, grãos. As vantagens fizeram com que o número de pequenos produtores que trabalham com o sorgo dobrasse em um ano. Hoje, cerca de 1.200 cultivam o cereal, uma mudança e tanto na região, segundo o vice-presidente da Associação dos Produtores. “A cada dia que passa, mais produtores deixam de plantar outras cultivares e passam a plantar sorgo e investir diretamente no gado leiteiro”, diz Nilton Dalemberth.

“O sorgo é um dos principais alimentos da região devido a resistência a longas estiagens e servir como fonte de carboidrato e proteína”, explica Péricles Gomes, chefe do escritório de Guanambi da Empresa Baiana de Desenvolvimento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Telmo Heinen Formosa - GO

    Como sempre comparou-se alhos com bugalhos. Existe sorgo granífero e forrageiro. O noticiarista destacou que "O cereal plantado no fim de novembro do ano passado já chega a três metros de altura, é resistente à seca da região e às pragas e cresce rápido, menos de um mês depois da colheita, os brotos já podem ser vistos" inferindo claramente tratar-se de sorgo forrageiro para em seguida utilizar comparativamente dados estatísticos de sorgo granífero... perenizando o abobalhamento midiático. Aliás, os novos livros em adoção pelo Ministério da Educação são uma garantia de que o números de burros não cairá tão já...

    0