MT: Encerra hoje campanha de vacinação contra febre aftosa no Estado

Publicado em 31/05/2011 11:10

A campanha de vacinação contra febre aftosa encerra hoje em todo o Estado. A estimativa é imunizar cerca de 13 milhões de bovinos e bubalinos com idade de até 24 meses. Até o momento, o Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) não divulgou parciais de quantos animais já receberam a dose da vacina.

Os pecuaristas que não realizarem a imunização até a data final do período estipulado pelo Indea deverão ser multados e a aplicação da vacina no rebanho ocorrerá de maneira assistida (com a presença de fiscais do instituto). Os criadores tem até 10 de junho para validarem a imunização.

Na regional de Lucas do Rio Verde, composta por 14 cidades, a meta é imunizar aproximadamente 850 mil cabeças de gado. Já em Sinop, formada por quatro municípios, são 120 mil animais estimados. Em Alta Floresta, dados do Indea apontam que são pouco mais de um milhão de cabeças.

A febre aftosa é uma doença contagiosa que pode atingir bovinos, bubalinos, ovinos, caprinos, cervideos entre outros. É caracterizado pela formação de vesículas e ulceras na mucosa oral e nasal, na teta e entre os cascos. A doença é causada por um vírus que se dissemina rapidamente pelo meio ambiente, através do contato com objetos (ferramentas, botas, veículos, ar e água) e animais infectados.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Só Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário