Custos de produção serão avaliados por técnicos da Aprosoja

Publicado em 01/06/2011 16:17

Mais um ano agrícola de soja se encerra (safra 2010/2011) e, consequentemente, os indicadores são aguardados já que os números servem para aumentar os índices de produtividade da próxima safra. A partir da próxima segunda-feira (06.06), a equipe técnica do Projeto Referência da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) irão visitar sete Núcleos da entidade nos quais os custos de produção das propriedades serão catalogados. Nesta safra o total de área que serão vistoriadas é de 130 mil hectares.

Criado para orientar o sojicultor na leitura e gestão de indicadores nas propriedades, o Projeto Referência elaborou um software que permite a realização de simulações e análises comparativas de toda a movimentação administrativa da fazenda. O Projeto teve início na safra 2007/2008 com 39 propriedades rurais cadastradas. Ao longo dos anos o Projeto capacitou aproximadamente 400 pessoas. Atualmente a iniciativa atende 86 propriedades no interior do estado.

De acordo com o analista de agronegócio da Aprosoja e responsável pelo Projeto Referência, o engenheiro agrônomo Eliezer Rangel, a medida busca fornecer ferramentas de auxílio ao produtor relacionado aos cálculos de custos de produção e retorno sobre a atividade. Segundo ele, os dados obtidos servirão de parâmetro para que possam ser utilizados como referência na próxima atividade produtiva.

O projeto cataloga indicadores que são analisados de forma individual e, posteriormente, são comparados. A ideia principal é traçar um raio X das propriedades de MT, criando uma plataforma de práticas passíveis de serem analisadas referentes à sojicultura e a outras atividades desenvolvidas na fazenda. Além disso, o projeto permite a comparação do desempenho médio das propriedades mais lucrativas, menos lucrativas e medianas em lucro nas regiões abrangidas.

“O produtor que participa do projeto consegue ter a medida exata de lucratividade, além de identificar os pontos críticos da produção. É uma ferramenta de gestão que ajuda o homem do campo a tomar decisões corretas nos negócios e saber entender como foi o fechamento do ano e que o produtor pode adotar para a próxima safra.”, disse o engenheiro agrônomo responsável pelo Projeto.

O Projeto Referência tem como importante aliado o Instituto de Desenvolvimento de Gestão Empresarial no Agronegócio (IGEAgro), que fornece assessoria técnica e desenvolve as tecnologias de apoio. A Aprosoja possui uma equipe que atua diretamente com o sojicultor nas regiões produtoras e é responsável pela disseminação e orientação constante aos participantes.

Fonte: Só Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Em 10 meses, desembolso do crédito rural chega a R$ 347,2 bilhões
Número de mortos por chuvas no RS sobe para 95; ainda há 131 desaparecidos
Senado aprova projeto de calamidade no RS que facilita repasses federais ao Estado
FPA propõe medidas emergenciais para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul
Soja e milho e café arabica tem ajuste positivo no mercado. Dólar cai antes dos juros no Brasil