Mato Grosso deve antecipar proibição das queimadas

Publicado em 03/06/2011 12:20
Objetivo da medida é diminuir o número de queimadas. Estado foi o que mais registrou focos de calor no primeiro semestre. (no G1)
Mato Grosso deve antecipar o período de proibição das queimadas em 2011, assim como aconteceu no ano passado. Isso porque dados dos satélites do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) já apontam o estado do Centro-Oeste como o que mais queimou nos primeiros seis meses do ano.

O secretário estadual de Meio Ambiente, Alexander Maia, adiantou que vai propor na próxima reunião do Comitê de Gestão do Fogo a antencipação do período proibitivo, que tradicionamente vai de 15 julho e a 15 de setembro. O objetivo da medida é coibir furutos incêndios nos próximos meses queserão marcados por seca.

Só neste primeiro semestre, o estado registrou 5.949 focos de calor. Na ponta do ranking nacional, Mato Grosso aparece seguido por São Paulo (3.309) e Bahia (3.010). E a tendência é aumentar as queimadas no próximo semestre de seca.
No ano passado, também houve a antecipação da proibição. Mas, mesmo assim, foram registrados no estado 254.863 focos de calor, o que fez de Mato Grosso o estado brasileiro que mais ateoufogo em 2010.

O que diz a lei
Quem for pego ateando fogo neste período pode receber multa que varia de acordo com a área atingida - de R$ 1 mil por hectare nas áreas abertas a R$ 1,5 mil por hectare nas áreas de floresta. Além disso, o produtor pode ser detido e responder por crime ambiental. Nesses casos, a detenção pode chegar a quatro anos de prisão, conforme estabelecidona Lei Federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998.

Fonte: G1

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Durante a Agrishow, Harven promove rodas de conversas com grandes nomes do agro
Imposto de Renda Pessoa Física da Atividade Rural | Ouça o Agro CNA/Senar #118
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Plantio americano e panorama climático para Brasil e EUA
Podcast Foco no Agronegócio | Novas expectativas de câmbio
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária incentiva o cultivo de cereais de inverno