Agropecuária foi a atividade que mais cresceu no 1º trimestre, indica IBGE

Publicado em 03/06/2011 15:24
Alta foi de 3,3%, seguida pela indústria e pelo setor de serviços. Pesquisa atribui resultado ao aumento da produtividade.
A economia brasileira cresceu 1,3% no primeiro trimestre deste ano sobre o quarto de 2010, segundo anunciou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (3). Dentre os setores que cresceram, o destaque ficou com agropecuária, que registrou avanço de 3,3%

De acordo com nota divulgada pelo IBGE, em relação ao primeiro trimestre de 2010, a agropecuária cresceu 3,1%. O resultado pode ser explicado, em grande parte, pelo aumento da produtividade e pelo desempenho de alguns produtos da lavoura que apresentaram "safra relevante no trimestre", como soja (6,3%), milho (3,0%), arroz (18,4%), algodão (69,5%) e fumo (16,3%).

“O melhor desempenho foi dado à agropecuária, devido principalmente à agricultura. Esse é um ano bom, com previsão de recorde da safra agrícola”, disse Rebeca de La Rocque Palis, gerente da Coordenação de Contas Nacionais do IBGEx. Nesse tipo de comparação, a alta da agropecuária foi de 3,3%, seguida pela da indústria (2,2%) e pela de serviços (1,1%).

Um dos motivos para a alta do setor agropecuário é a base de comparação baixa, já que nos dois últimos trimestres, os índices foram negativos: -0,7%, no 4º trimestre de 2010, e de -2,7%, no 3º trimestre do ano passado, sempre na comparação com o trimestre imediatamente anterior. De acordo com o levantamento do IBGE, o aumento da produtividade é “visível na estimativa de um aumento proporcionalmente maior da safra de 2011 em relação à área plantada”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1.com

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário