Brasil será maior fornecedor de alimentos do mundo, diz ministro

Publicado em 15/06/2011 10:12
Expectativa é de que a safra de grãos cresça 23% em uma década. Produção e acesso mundial estarão na pauta de encontro do G20.
A produção de alimentos no Brasil está em forte crescimento e deve levar o país a se tornar o maior fornecedor do mundo nos próximos anos. "Somos o segundo maior produtor internacional de alimentos. Estamos nos aproximando cada diz mais dessa liderança, que hoje é dos Estados Unidos", disse nesta terça-feira (14) o ministro da Agricultura, Wagner Rossi. Ele deu entrevista à imprensa sobre o estudo "Brasil - Projeções do Agronegócio 2010/11 a 2020/21", divulgado pelo ministério, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O ministro afirmou que o Brasil tem batido sucessivos recordes de produção de alimentos e que isso se deve ao fato de que os preços são remuneradores para o agricultor. "Só tem um jeito de o Brasil não ser protagonista: seria a depressão dos preços agrícolas", disse.

De acordo com o ministro, a questão da produção e acesso mundial de alimentos estará na pauta do encontro do G20 (grupo que reúne as maiores economias do mundo) previsto para ocorrer na quarta-feira da próxima semana.

"Estamos levando ao G20 uma posição de solidariedade aos países mais frágeis do ponto de vista da segurança alimentar", disse. O ministro salientou também que outro ponto que será discutido na ocasião é a "financeirização" das commodities (matérias-primas) agrícolas. "Só há uma maneira de enfrentar volatilidade dos preços: aumento da produção".

Projeções
O ministro lembrou que o resultado apresentado nesta terça pelo estudo "Brasil - Projeções do Agronegócio" é baseado em dados conservadores. "Não são eufóricos", disse. O levantamento mostra que a expectativa é de que a safra de grãos cresça 23% em uma década, com o incremento de 32,9 milhões de toneladas, para um total de 175,8 milhões de toneladas em 2020/21, considerando as culturas de arroz, feijão, soja, milho e trigo. No ciclo 2010/11, esses grãos representaram produção de 142,9 milhões de toneladas.

"Os números mostram a capacidade brasileira de contribuição para os próximos anos na resolução de um problema da economia mundial, que é enfrentar a fome", disse o ministro. Ele salientou que o Brasil já tem "protagonismo significativo" nesse campo, estando mais perto de se tornar líder mundial na produção de alimentos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1.com

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Paulo Roberto Rensi Bandeirantes - PR

    Sr. João Olivi, se me permiti, “ OS SOFISTAS ESTÃO ... SEMPRE CERTOS !! “. ....” E VAMOS EM FRENTE ! ! ! “ ....

    0