Conab adquire produtos para doação do Brasil a países carentes

Publicado em 29/06/2011 16:48

A Conab já está providenciando as operações de doação de produtos como arroz, feijão e milho para atender o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (PMA), de acordo com a Lei 12.429, assinada pela presidenta Dilma Rousseff, no último dia 20.

A medida estabelece limites de doação, até o próximo ano, de até 500 mil toneladas de arroz, 100 mil toneladas de feijão, 100 mil toneladas de milho, 10 mil toneladas de leite em pó e até uma tonelada de sementes de hortaliças para mais de 20 países americanos, asiáticos e africanos.  Os produtos devem ser entregues embalados e aptos para consumo.

Nesta semana, já estão sendo realizados os leilões eletrônicos de venda/compra de arroz e contratação de frete para atender a demanda, conforme divulgado no site da Companhia. Os primeiros países a serem atendidos são o Haiti, a Coréia do Norte, o Sudão, Moçambique e o Zimbábue, conforme definição do PMA, em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). A Conab aguarda o próximo comando de embarque, emitido pelo organismo internacional, que define os países beneficiados em cada etapa.

Segundo a Superintendência de Abastecimento Social (Supab), que coordena a ação na Conab, para o Haiti está previsto o envio de 9.543 toneladas de feijão que devem estar no porto de São Francisco do Sul (foto), em Santa Catarina, até o dia 15 de julho. Outra etapa da entrega – Coréia do Norte (16.500 t de milho), Moçambique (4.050 t de arroz e 297 t de feijão), Sudão (3.530 t de feijão) e Zimbábue (1.550 t de feijão) – prevê a colocação dos produtos, na primeira semana de agosto, nos portos de Rio Grande (RS), Itajaí e São Francisco do Sul (SC). Ainda para o Haiti, estarão dispostas 15 mil t de arroz, a partir de 15 de agosto, no porto catarinense.

O transporte marítimo até o destino final está sendo bancado por países de maior desenvolvimento ou mesmo pelo próprio PMA.

Fonte: Conab

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Número de mortos por chuvas no RS sobe para 95; ainda há 131 desaparecidos
Senado aprova projeto de calamidade no RS que facilita repasses federais ao Estado
FPA propõe medidas emergenciais para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul
Soja e milho e café arabica tem ajuste positivo no mercado. Dólar cai antes dos juros no Brasil
Ibovespa fecha em alta com balanços; Itaú sobe 2%