Surto europeu de "E. coli" estaria ligado a sementes egípcias

Publicado em 01/07/2011 07:54
Sementes de alforva (ou feno-grego) importadas do Egito podem ter desencadeado o surto da bactéria "E. coli" na Alemanha e França, que já matou pelo menos 48 pessoas, segundo pesquisas preliminares de cientistas europeus. 

Mais de 4.000 pessoas já foram contaminadas pela doença na Europa e América do Norte desde o começo de maio. Quase todos os afetados viviam na Alemanha ou haviam passado por lá recentemente. 

A epidemia alemã e um surto menor em torno da cidade francesa de Bordéus vinham sendo atribuídos ao consumo de brotos comestíveis. 

Especialistas do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), com sede na Suécia, e da Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA), da Itália, disseram que os estudos preliminares sugerem que "o consumo de brotos é o veículo suspeito da infecção tanto no aglomerado (de casos) francês quanto no surto alemão." 

"A reconstituição (da origem) está progredindo, e até agora tem demonstrado que as sementes de feno-grego importadas do Egito em 2009 e/ou 2010 estão implicadas em ambos os surtos", disseram as instituições em um comunicado conjunto. 

A cepa da "E. coli" envolvida nos atuais surtos é a STEC O104:H4, que pode causar diarreia grave e, em alguns casos, insuficiência renal e morte. 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário