Convênio põe R$1 milhão na validação e difusão tecnológica

Publicado em 06/07/2011 10:26
O governo do Estado e a Fundação MS promovem hoje um ato solene de assinatura do 'Convênio de Apoio ao Programa de Validação e Difusão de Tecnologias para a Competitividade e Sustentabilidade dos Sistemas Agrícolas de Mato Grosso do Sul'. O convênio irá viabilizar recursos da ordem de R$ 1 milhão para as pesquisas agropecuárias que serão conduzidas pela Fundação MS em diferentes regiões de Mato Grosso do Sul na Safra 2011/2012. A cerimônia acontece às 11 horas na Governadoria do Estado - Parque dos Poderes Bloco 8.

O Programa tem como objetivo gerar, adaptar e validar tecnologias em diferentes pólos de produção do Estado, em um constante esforço de melhoria das técnicas de cultivo, acompanhando as inovações tecnológicas disponibilizadas pelas empresas e instituições de pesquisa públicas e privadas do país. Serão trabalhados novos materiais de soja e milho, com o foco na melhoria do sistema de produção, aumentando a produtividade e a eficiência no uso dos recursos naturais.

Na safra de verão serão estudadas as melhores variedades de soja e épocas de plantio, formas de combate a pragas e doenças, eficiência no uso de fertilizantes, assim como as alternativas de sucessão de culturas na safrinha, tendo o milho como cultura principal. A associação do milho com gramíneas forrageiras será trabalhada como estratégia de diversificação e melhoria na produção de matéria seca pelo sistema, com aumento na cobertura do solo, ciclagem de nutrientes e atividade biológica.

Para a safra de 2011 e 2012, pretende-se instalar cerca de 500 ha de experimentos, ligados ao Programa. Os quais serão divididos em áreas de pesquisa e áreas de validação de tecnologias. Todos os ensaios e áreas de validação serão montadas de forma a servirem como base para a transferência e difusão de tecnologias, sendo programados dias de campo, visitas técnicas e treinamentos nos períodos de safra de verão e safrinha. O Programa busca ainda gerar informações básicas para subsidiar a atualização do Zoneamento Agrícola para as variedades de soja mais promissoras para as diferentes regiões produtoras de Mato Grosso do Sul.

Fonte: MS Notícias

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Durante a Agrishow, Harven promove rodas de conversas com grandes nomes do agro
Imposto de Renda Pessoa Física da Atividade Rural | Ouça o Agro CNA/Senar #118
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Plantio americano e panorama climático para Brasil e EUA
Podcast Foco no Agronegócio | Novas expectativas de câmbio
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária incentiva o cultivo de cereais de inverno