Convênio põe R$1 milhão na validação e difusão tecnológica

Publicado em 06/07/2011 10:26
O governo do Estado e a Fundação MS promovem hoje um ato solene de assinatura do 'Convênio de Apoio ao Programa de Validação e Difusão de Tecnologias para a Competitividade e Sustentabilidade dos Sistemas Agrícolas de Mato Grosso do Sul'. O convênio irá viabilizar recursos da ordem de R$ 1 milhão para as pesquisas agropecuárias que serão conduzidas pela Fundação MS em diferentes regiões de Mato Grosso do Sul na Safra 2011/2012. A cerimônia acontece às 11 horas na Governadoria do Estado - Parque dos Poderes Bloco 8.

O Programa tem como objetivo gerar, adaptar e validar tecnologias em diferentes pólos de produção do Estado, em um constante esforço de melhoria das técnicas de cultivo, acompanhando as inovações tecnológicas disponibilizadas pelas empresas e instituições de pesquisa públicas e privadas do país. Serão trabalhados novos materiais de soja e milho, com o foco na melhoria do sistema de produção, aumentando a produtividade e a eficiência no uso dos recursos naturais.

Na safra de verão serão estudadas as melhores variedades de soja e épocas de plantio, formas de combate a pragas e doenças, eficiência no uso de fertilizantes, assim como as alternativas de sucessão de culturas na safrinha, tendo o milho como cultura principal. A associação do milho com gramíneas forrageiras será trabalhada como estratégia de diversificação e melhoria na produção de matéria seca pelo sistema, com aumento na cobertura do solo, ciclagem de nutrientes e atividade biológica.

Para a safra de 2011 e 2012, pretende-se instalar cerca de 500 ha de experimentos, ligados ao Programa. Os quais serão divididos em áreas de pesquisa e áreas de validação de tecnologias. Todos os ensaios e áreas de validação serão montadas de forma a servirem como base para a transferência e difusão de tecnologias, sendo programados dias de campo, visitas técnicas e treinamentos nos períodos de safra de verão e safrinha. O Programa busca ainda gerar informações básicas para subsidiar a atualização do Zoneamento Agrícola para as variedades de soja mais promissoras para as diferentes regiões produtoras de Mato Grosso do Sul.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
MS Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário