Agricultores e pecuaristas disputam posse de terra da União em RO

Publicado em 12/07/2011 07:52
A área da União fica há pouco mais de 100 km de Porto Velho, no distrito de Jaci-Paraná, região norte de Rondônia e tem 2,5 mil hectares. A terra foi ocupada há 15 anos por criadores de gado e há cerca de um ano, um grupo de 50 famílias também invadiu o espaço. De lá para cá começaram as disputas pela área. Agora, os pecuaristas ganharam na justiça o direito a reintegração de posse, o que revoltou os posseiros. O grupo cultiva mandioca, banana, milho e cria porcos e galinhas.

A justiça deu um prazo de oito dias para que os posseiros desocupem a área, mas as famílias garantem que vão continuar. Elas estão divididas em barracos, feitos em sua maioria, de palha.

Há cerca de 15 dias, homens armados invadiram o local e exigiram a desocupação. Houve
destruição de barracos com motosserra e fogo.

O superintendente do Incra em Rondônia disse que instituto vai pedir a retomada da área da União para transformá-la em assentamento. Carlino Lima garantiu ainda que o processo de retomada das terras vai ser iniciado nos próximos dias. Enquanto uma nova decisão da justiça não sai, os agricultores que não desocuparem a área no prazo terão que pagar multa diária de R$ 300.

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Xarvio lança tecnologias na Agrishow 2024
Relação custo X benefício pesa mais para que o agricultor decida por máquinas com motorização a combustíveis alternativos
Powell diz ser improvável que próximo movimento do Fed seja de alta de juros
Mapas para identificar plantas daninhas em cana alta tornam controle mais eficiente, otimizando operação de colheita e evitando banco de sementes
Avanços nas tecnologias para pulverizadoras ainda são mais lentas que os avanços do agro brasileiro, diz especialista