Irritado, Obama tentará retomar conversas sobre dívida

Publicado em 14/07/2011 12:26
Presidente norte-americano tem dificuldades em chegar a um acordo com os republicanos

O governo americano defende um plano de austeridade de longo prazo, que prevê redução do déficit público em 4 trilhões de dólares para os próximos 12 anos

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deverá retomar as conversas com o Partido Republicano nesta quinta-feira para tentar chegar a uma solução para o teto da dívida antes que mais uma agência divulgue perspectivas de rebaixamento para a classificação de risco do país. Obama vem se reunindo diariamente, desde o último domingo, com membros da oposição e deverá estender os encontros até este fim de semana. Assessores do presidente informaram que ele deverá receber líderes republicanos e democratas em Camp David, sua residência de campo no estado de Maryland, para dar sequência às conversas.

Na noite de quarta-feira, o presidente abandonou, irritado, um encontro com parlamentares republicanos para discutir a extensão do teto. O final abrupto da reunião teria ocorrido horas após a agência Moody's anunciar que poderá rebaixar a classificação de risco da dívida americana no início de agosto. Segundo fontes que estavam presentes na reunião, a saída repentina do presidente ocorreu depois que o líder do partido de oposição, Eric Cantor, afirmou que aceitaria negociar uma solução de curto prazo para um pequeno aumento do teto.

O governo americano defende um plano de austeridade de longo prazo, que prevê redução do déficit público em 4 trilhões de dólares para os próximos 12 anos. A proposta do Partido Republicano é de que o governo adote medidas para reduzir o déficit no curto prazo, o que geraria o cancelamento de benefícios sociais para toda a população.

Mercados - As incertezas que rondam a economia americana - e que ganharam corpo com a declaração da Moody's - ajudaram a movimentar o mercado financeiro na manhã desta quinta-feira. Os principais índices dos mercados asiáticos encerraram o pregão em queda. Na Europa, as bolsas também seguem no vermelho na expectativa de novas definições em relação à Grécia, Itália e Espanha. No Brasil, a BM&FBovespa abriu em queda de 0,67%, enquanto o índice Dow Jones operava estável, a 0,13%, em Nova York.

Fonte: Veja.com.br

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Evento Pré-Agrishow reúne lideranças políticas e do agro em Ribeirão Preto
Cargill vê 2º semestre movimentado na exportação de grãos do Brasil após lucro recorde
Iene salta em relação ao dólar por suspeita de intervenção
Nova linha de crédito do BNDES em apoio aos produtores rurais pode alcançar R$ 10 bilhões em 2024
Durante a Agrishow, Harven promove rodas de conversas com grandes nomes do agro