Setor vitivinícola produz 1% da riqueza do Rio Grande do Sul, aponta estudo

Publicado em 15/07/2011 09:58
A vitivinicultura é responsável por 1% do Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul. O número foi divulgado essa semana pelo economista Carlos Paiva, da Fundação de Estatística e Economia (FEE), no seminário Dimensionamento do Arranjo Vitivinícola Gaúcho e Custos da Produção Vinícola.

Segundo a pesquisa feita por Paiva, a produção de vinhos e derivados corresponde a quase 40% das riquezas produzidas pelo setor de bebidas no Rio Grande do Sul, cuja fatia do PIB do Estado é de 2,55%.

– O desempenho positivo do setor é surpreendente, com uma performance excepcionalmente boa – avalia o economista.

Paiva fez uma comparação do setor vitivinícola com outras cadeias produtivas do Estado para comprovar a importância da uva e seus produtos derivados para a economia do Rio Grande do Sul. O setor de laticínios, por exemplo, possui 1,5% do PIB e o setor dos serviços industriais de utilidade pública, como empresas de energia, gás e água, entre outras, gera apenas 0,5% da riqueza produzida no Estado.

– É impressionante que o setor vitivinícola seja responsável pelo dobro da geração de emprego e renda das empresas de energia – destaca Paiva.

Outro ponto ressaltado pelo economista é que todo o estudo foi baseado na Matriz de Insumo Produto, que elimina os efeitos de dupla contagem e extrai as importações interestaduais do valor agregado setorial. No estudo apresentado por Paiva, um produto teve destaque na produção vitivinícola: o suco de uva. Ele já representa 30% de todo PIB gerado pelo segmento.

– O setor está respondendo de forma criativa e eficiente à reestruturação que está obrigado a processar, tendo em vista o ingresso massivo de produtos importados. E isso se dá justamente pela mudança da matriz produtiva, investindo na diversificação, por meio do suco e dos espumantes – analisa Paiva.

O estudo ainda apontou um dado negativo para a produção vitivinícola: ao contrário de outros Estados, onde há evolução de postos de trabalho no setor, a geração de empregos na indústria está estagnada no Rio Grande do Sul. O seminário foi realizado pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e foi promovido pelo Projeto Observinho.

Confira alguns números do setor vitivinícola no Rio Grande do Sul:

– 90% da produção brasileira de vinho é feita no Estado;
– 20 mil é o número de famílias produtoras do setor no Estado;
– 321,41 milhões de litros de vinhos e derivados foram produzidos no Estado em 2010;
– 526,89 milhões de quilos é a quantidade de uvas processadas em 2010 no Estado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Pioneiro

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário