Produtores do Oeste da Bahia expõem problemas ao Tribunal de Justiça da Bahia

Publicado em 15/07/2011 14:25
O trancamento indevido de cerca de 400 matrículas de imóveis rurais, referentes a quase 600 mil hectares no cerrado da Bahia, o valor das custas cartorárias baianas que oneram pesadamente os produtores regionais, e o litígio nas divisas dos estados da Bahia, Tocantins e Goiás foram os principais tópicos da pauta da reunião realizada na presidência do Tribunal de Justiça da Bahia entre a desembargadora Telma Brito, o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles; Walter Horita e Sérgio Pitt, presidente e vice-presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia, Aiba; João Araújo, diretor regional da entidade, o delegado regional da Aiba em Cocos e Jaborandi, Armando Ayres, e o advogado Wagner Pamplona. O encontro foi um desdobramento dos pleitos entregues pelos produtores do Oeste à Seagri durante Bahia Farm Show 2011.
O secretário Eduardo Salles, que conduziu a reunião, ficou satisfeito com o resultado do encontro. “A Seagri trabalha para ser a melhor porta de entrada para as demandas da agropecuária e da agroindústria baianas. Feita essa sensibilização no Tribunal de Justiça, vamos acompanhar o andamento das questões e colaborar com o que for da competência da Seagri para a melhor solução”, afirmou Salles.
O problema com as matrículas abrange propriedades nos municípios de Santa Maria da Vitória, Correntina, Coribe e Jaborandi, municípios de grande produção agrícola do estado. A questão que enfrentam atualmente os proprietários começou em agosto do ano passado, depois que um juiz substituto de Coribe, com base em um processo indeferido quanto à retificação da matrícula original 2280, de 30 anos atrás, determinou o trancamento de todas as matrículas derivadas.
 “Isto não faz o menor sentido, uma vez que é fato público e notório que os produtores que ali se encontram há cerca de 30 anos são detentores de títulos legítimos e, sobretudo, detentores do domínio e posse de boa fé e sem registros de litígios. Investem altas somas e valorizam aquelas áreas, e o trancamento dificulta a operacionalização regular de suas atividades”, diz Wagner Pamplona, advogado da Aiba, que acompanhou a audiência com a presidente do TJ-Bahia.
De acordo com os representantes da Aiba, o trancamento das matrículas inviabiliza a atividade agrícola na medida em que priva o produtor de seu patrimônio, que geralmente é a única garantia que ele tem para o acesso ao crédito. “Isso acontece exatamente no período de planejamento para a próxima safra e afeta injustamente pessoas de bem, empregadores, maculando uma corrente sucessória de cerca de 66 anos sem qualquer problema”, afirma o delegado regional da Aiba na região afetada, Armando Ayres.
O processo e os vieses envolvidos no trancamento das matrículas foram recebidos com compreensão pela presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, que foi recentemente informada de grande parte da situação. A Aiba solicitou à desembargadora a abertura de uma sindicância para investigar a lisura da questão.
 Custas cartorárias
A Bahia é um dos últimos estados que ainda tem cartórios estatizados no Brasil, e discute atualmente o processo de privatização junto à Assembléia Legislativa. No calor dos debates, a Aiba acrescenta um problema que afeta especialmente seus associados, o valor exorbitante dos emolumentos cobrados pelos cartórios extrajudiciais de imóveis, que termina por gerar grandes custos aos produtores.
A reivindicação da Aiba é um tratamento isonômico em relação a outros estados. Para se ter idéia, o valor máximo cobrado em Minas Gerais, de acordo com parecer da Corregedoria-Geral de Justiça daquele estado, é de R$136,25, enquanto na Bahia, o valor pelo mesmo serviço chega a R$3.380,90, portanto, mais de 2.381%. A desembargadora ouviu o pleito protocolado no TJB, que será abordado nos debates sobre a privatização. “Como os custos cartorários são taxas tributárias, qualquer alteração de valores tem de ser definido por lei”, afirmou.
“Como a maioria dos contratos realizados pelos produtores do Oeste da Bahia ultrapassam o teto estabelecido pela Lei, eles pagam o custo máximo para cada ato praticado pelo cartório. O valor cobrado pelo serviço é desproporcional ao esforço dispensado para o ato do cartório.”
 Incerteza nas divisas
Outro assunto abordado na reunião no Tribunal de Justiça envolve o entendimento político entre os estados da Bahia, Tocantins e Goiás. Este último emitiu títulos públicos sobre terras baianas, apossando-se de áreas no estado. Além de um ato indevido, unilateral, isto acarreta sérios problemas na titulação das propriedades localizadas na Bahia. Este procedimento descumpriu o acordo firmado entre os três estados.
A controvérsia é que os acidentes geográficos são os marcos naturais adotados nas delimitações territoriais. Entretanto, ao invés de considerar a escarpa da Serra Geral, acidente natural, o acordo entre os estados foi pelo divisor de águas como ponto demarcatório. O impasse prejudica os produtores locais na medida em que gera insegurança jurídica. A questão está em litígio no STF, que determinou que o Exército Brasileiro faça o levantamento topográfico, localizando a divisa. Este trabalho foi concluído e aguarda julgamento.
Para a desembargadora Telma Brito, esta é uma questão histórica que vai demandar,  acordos políticos para reconhecimento das titularidades.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Seagri

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário