Produtores paranaenses querem iniciar plantio de verão 10 dias mais cedo

Publicado em 19/07/2011 07:30 370 exibições
O Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa) discute a possibilidade de promover ajustes no zoneamento agrícola da soja no Paraná e antecipar em até 10 dias o plantio no estado, nos municípios onde a pesquisa permitir. A ideia vem de encontro a uma reivindicação dos produtores, que nos últimos cinco anos vêm priorizando variedades precoces e semiprecoces de ciclo indeterminado, que permitem planejar melhor o manejo das safras. A intenção é antecipar o plantio do milho safrinha, fazendo com que a cultura escape dos rigores das geadas de inverno, que este ano provocaram perdas de 35% da produção.

Entidades de pesquisa alertam, contudo, que a alteração poderia ajudar os produtores a escapar das geadas, mas aumentaria o risco de enfrentar problemas maiores com pragas e doenças. De acordo a Coodetec, cerca de 70% do plantio de soja no Paraná já é de variedade indeterminada.

Na safra 2006/07, das 11 cultivares plantadas em área que concentra 80% do plantio de soja no estado, apenas uma era de ciclo indeterminado. Já na última safra (2010/11), das 14 cultivares plantadas, ocupando a mesma área, 9 já eram de ciclo indeterminado.

Tags:
Fonte:
Gazeta do Povo

0 comentário