Agricultores do RS adotam regras de sanidade agropecuária mais rígidas

Publicado em 20/07/2011 08:03
A intenção é vender a produção para todo o país. Uma empresa de Erechim foi a primeira a conseguir a certificação.
As agroindústrias familiares do Rio Grande do Sul estão se preparando para ingressar no Suasa, o Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária, que vai facilitar a venda de produtos em todo o território nacional.

Os 150 mil litros de leite entregues por mês a um laticínio em Erechim são transformados em queijo, leite pasteurizado e iogurte. A pequena indústria foi a primeira no Brasil a participar do Suasa e a certificação garante qualidade ao produto e direito a venda em todo o país.

A produção da agroindústria aumentou em 25% depois da certificação e agora os produtos serão vendidos em seis estados brasileiros, oportunidade de mais emprego e renda na região, 80 agricultores fornecem matéria-prima para a agroindústria e o número de funcionários dobrou.

Para participar do sistema, as empresas precisam cumprir regras federais de inspeção sanitária e os municípios são responsáveis por solicitar a adesão.

Segundo a Federação dos Trabalhadores na Agricultura, 300 agroindústrias podem ser beneficiadas no estado, que já estão incluídas em sistemas de inspeção municipal.

O Ministério da Agricultura informou que as agroindústrias do Rio Grande do Sul serão inspecionadas para adesão ao Suasa no início de agosto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário