Greves impedem embarques de grãos nos portos argentinos

Publicado em 20/07/2011 08:06 e atualizado em 20/07/2011 08:45
As cargas de grãos prontas para embarque estão paradas nos portos argentinos diante da greve do pessoal do Senasa, organismo responsável por garantir e certificar a sanidade e qualidade da produção agropecuária, pesqueira e florestal, que reclama melhores salários. Na zona da Grande Rosário, principal pólo cerealista do país, há mais de 20 navios esperando para sair e as demoras geram grandes prejuízos econômicos, sobretudo se a greve continuar até sexta-feira, como anunciam os líderes do movimento.

Depois de rechaçar um aumento salarial escalonado de 24% o pessoal do Senasa continuará com as medidas de força até sexta-feira. Os empregados do organismo pedem também pagamentos adicionais e os passes às instalações permanece apenas do pessoal contratado. “A atividade nos portos está completamente paralisada desde a semana passada”, disse o gerente geral da Câmara de Atividades Portuárias e Marítimas de Rosário (Capym), Guillermo Wade. “O problema afeta a exportação de grãos porque o pessoal hierárquico é uma das partes que impulsiona a greve e como são estes empregados que emitem os certificados fitossanitários para autorizar as exportações, toda a agropecuária sofre com as medidas de força” completou.

A greve, porém, não afeta os embarques de azeites e farinhas, salvo que sejam tratados como fitossanitários. Também não afeta as mercadorias em trânsito do Paraguai e da Bolívia em cujo controle a Senasa não intervém. Na última sexta-feira havia na zona de Rosário 41 navios de ultramar e ante a eminência da greve, 34 conseguiram sair carregados. Na zona de Timbúes a San Lorenzo há hoje 16 navios, dos quais 6 estão no porto. E na zona de Rosário havia 5 navios, dos quais um estava no porto. Mas, como geralmente quando ocorrem estes problemas a Prefeitura detém o avanço dos barcos rio abaixo para que não se amontoem em frente aos terminais locais, fontes privadas calculam que haja 60 navios em todo o Rio Paraná com a atividade interrompida.

Ainda que o forte da carga de grãos ocorra entre março e junho, nesta época ainda é grande o movimento de operação nos portos. Até o momento não se fala em perdas econômicas, mas o gerente geral da Capym afirmou que “ter um navio parado no porto tem um custo altíssimo”.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Trigo & Farinhas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário