Carnes: Termina nesta quinta-feira prazo para Rússia decidir sobre embargo ao Brasil

Publicado em 21/07/2011 07:21 e atualizado em 21/07/2011 10:59
O prazo estabelecido para Moscou suspender ou manter o embargo à entrada de carnes de 85 estabelecimentos frigoríficos brasileiros acaba hoje. Até o horário do fechamento desta edição, os russos não haviam se pronunciado. Oficialmente, os russos não têm vinculado a liberação das carnes brasileiras à conclusão de um acordo bilateral pela qual o Brasil apoiará a entrada da Rússia na Organização Mundial do Comércio (OMC).

A expectativa em áreas do setor privado, em todo caso, é de que a liberação do produto brasileiro ocorra pelo menos até a conclusão da rodada de negociações em Genebra, que começaram hoje e prossegue pela semana que vem.

Moscou está negociando com os principais parceiros, incluindo o Brasil, e um dos entraves são questões sanitárias. Os russos querem ter o direito de adotar medidas que chegam a ser mais duras que as regras harmonizadas internacionalmente.

Na questão sanitária, que levou Moscou a embargar as carnes de 85 estabelecimentos brasileiros, os russos não dão nenhuma garantia de que, se chegarem a um entendimento na OMC, suspenderão o embargo ao Brasil. Como nada impede que suspendam as restrições e depois voltem a impô-las.

O setor privado quer uma solução rápida. "A Rússia é o melhor parceiro do Brasil. É país que compra e paga, e quem compra e paga tem preferência", diz Antonio Camardelli, presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Carnes (Abiec).

Fonte: Valor Econômico

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Compilação de dados ajuda a tirar a descarbonização na agricultura da teoria e levar para a prática
Relação Itália - Brasil na área de máquinas agrícolas pode crescer no setor da fruticultura
Dólar pesa mais do que Chicago na formação dos preços da soja no Brasil neste momento
Bom dia Agro 29/04/24 - O que há de mais relevante na agricultura e no agronegócio
Xarvio lança tecnologias na Agrishow 2024