Carnes: Termina nesta quinta-feira prazo para Rússia decidir sobre embargo ao Brasil

Publicado em 21/07/2011 07:21 e atualizado em 21/07/2011 10:59
O prazo estabelecido para Moscou suspender ou manter o embargo à entrada de carnes de 85 estabelecimentos frigoríficos brasileiros acaba hoje. Até o horário do fechamento desta edição, os russos não haviam se pronunciado. Oficialmente, os russos não têm vinculado a liberação das carnes brasileiras à conclusão de um acordo bilateral pela qual o Brasil apoiará a entrada da Rússia na Organização Mundial do Comércio (OMC).

A expectativa em áreas do setor privado, em todo caso, é de que a liberação do produto brasileiro ocorra pelo menos até a conclusão da rodada de negociações em Genebra, que começaram hoje e prossegue pela semana que vem.

Moscou está negociando com os principais parceiros, incluindo o Brasil, e um dos entraves são questões sanitárias. Os russos querem ter o direito de adotar medidas que chegam a ser mais duras que as regras harmonizadas internacionalmente.

Na questão sanitária, que levou Moscou a embargar as carnes de 85 estabelecimentos brasileiros, os russos não dão nenhuma garantia de que, se chegarem a um entendimento na OMC, suspenderão o embargo ao Brasil. Como nada impede que suspendam as restrições e depois voltem a impô-las.

O setor privado quer uma solução rápida. "A Rússia é o melhor parceiro do Brasil. É país que compra e paga, e quem compra e paga tem preferência", diz Antonio Camardelli, presidente da Associação Brasileira dos Exportadores de Carnes (Abiec).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário