Estudo orienta plantio de sorgo, mamão e cacau

Publicado em 21/07/2011 09:21
Lista completa dos municípios aptos para o cultivo foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 20 de julho.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou os estudos de zoneamento agrícola de risco climático para o sorgo safra 2011/2012 nos estados do Rio Grande do Sul, Maranhão, Piauí, Bahia e Minas Gerais. A lista dos municípios contemplados pelo estudo e os períodos mais adequados para o plantio foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 20 de julho, e estão detalhados nas portarias de 238 a 255.

O zoneamento agrícola indica o melhor período para se plantar em cada município do país, de acordo com a análise histórica do comportamento do clima. O objetivo é orientar os agricultores sobre os riscos de adversidades climáticas coincidentes com as fases mais sensíveis das culturas. O mamão pode ser cultivado nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Acre, Pará, Paraná, Tocantins, Bahia, Espírito Santo e Rio de Janeiro e o cacau na Bahia e em Rondônia.

O sorgo exige clima quente para aproveitar seu potencial produtivo. Temperaturas entre 21ºC e 38ºC garantem bom desenvolvimento. Apesar da resistência à seca, a falta de chuvas, principalmente na fase de florescimento e enchimento dos grãos, pode provocar redução na produção.

Os principais produtores de mamão são os estados da Bahia e o Espírito Santo. A temperatura média para o desenvolvimento satisfatório da cultura é de 25ºC, com limites entre 21ºC e 33ºC. A fruta é sensível a geadas, e as baixas temperaturas afetam o volume e a quantidade da produção.

Já o cacaueiro exige calor e umidade, adaptando-se bem a regiões com temperatura média anual em torno de 23ºC a 25ºC. Chuvas bem distribuídas ao longo do ano, com um período de estiagem não superior a 2 meses, são ideais para o bom desenvolvimento da cultura. A média anual da umidade relativa do ar deve ser em torno de 80%.

Fonte: Mapa

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Xarvio lança tecnologias na Agrishow 2024
Relação custo X benefício pesa mais para que o agricultor decida por máquinas com motorização a combustíveis alternativos
Powell diz ser improvável que próximo movimento do Fed seja de alta de juros
Mapas para identificar plantas daninhas em cana alta tornam controle mais eficiente, otimizando operação de colheita e evitando banco de sementes
Avanços nas tecnologias para pulverizadoras ainda são mais lentas que os avanços do agro brasileiro, diz especialista