Argentina planeja aumentar produção agrícola em 60% até 2020

Publicado em 26/07/2011 07:25
Produção de grãos deve aumentar 50%, para 150 milhões de toneladas. Governo também visa a um aumento da produção de gado.
A nova estratégia agrícola do governo argentino envolve aumentar a produção em 60% até 2020, de acordo com comunicado do ministro de agricultura, Julian Domínguez, divulgado nesta segunda-feira (25). A produção de grãos deve aumentar 50%, para 150 milhões de toneladas, ante volume recorde produzido durante a temporada 2010/11.

A expectativa do governo é de que a produção de soja, principal cultura agrícola do país, cresça 34%, totalizando 70,9 milhões de toneladas. No caso do milho, a Argentina pretende expandir a produção em 106% e alcançar 43,9 milhões de toneladas. O objetivo do governo inclui ampliar a safra de trigo em 57% e obter 23,1 milhões de toneladas, enquanto as lavouras de semente de girassol deverão produzir 45% mais, o que corresponde a cerca de 19,1 milhões de toneladas.

O governo também visa a um aumento da produção de gado. De acordo com o comunicado do governo, depois que os rebanhos foram reduzidos em 10 milhões de animais ao longo dos últimos quatro anos, a produção de carne bovina deve crescer 70% até 2020. O governo também pretender registrar crescimento de 197% na produção de suínos, para 822 mil toneladas.

Segundo Domínguez, "nasceu uma nova burguesia nacional que produz, que tem presença no exterior, acredita firmemente no país e que apoia o país". Entretanto, alguns grupos do agronegócio olham para os planos do governo com bastante ceticismo neste momento. Eles são contrários, por exemplo, a tarifas de exportação impostas pelo governo argentino - que chegam a 35% no caso da soja -, além de outras medidas de controle do mercado, como limites para vendas externas de carnes e grãos.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1.com

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Roberto Carlos Maurer Almirante Tamandaré do Sul - RS

    Que ciumes dos Argentinos...eles sabem...eles entendem...eles olham para o futuro...eles querem crescer...No Brasil : eles querem tirar terras dos produtores diminuir a produção com o codigo florestal...eles deixam onges mandar no país eles enxugam gelo com um cambio que favorece só os importadores...eles não param de roubar...eles mandam tanto no Brasil...eles etc...1000 vezes..Parabéns Argentinos nós agachados quase de quatro vamos ver o trem passar.

    0