MS: assinado convênio para combater doenças

Publicado em 04/08/2011 07:49

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Francisco Jardim, assinou nesta quarta-feira, 3 de agosto, um convênio de defesa sanitária animal com o estado de Mato Grosso do Sul. O acordo foi firmado na presença do ministro da Agricultura, Wagner Rossi, e do governador André Puccinelli (PMDB).

“As ações em Mato Grosso do Sul são uma referência em relação aos controles realizados pelo ministério. Queremos reforçar essa estrutura e ampliar alguns pontos. O sistema de defesa inclui várias metas e precisamos somar esforços para fazer um combate forte à questão da clandestinidade também”, destaca Jardim.

O objetivo do convênio é estruturar e manter o Sistema Unificado de Atenção à Saúde Agropecuária (Suasa) para controle, erradicação e prevenção das doenças dos animais. Serão combatidas enfermidades como febre aftosa, peste suína clássica, vaca louca, brucelose e tuberculose, influenza aviária e raiva dos herbívoros, entre outras.

Segundo o diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Guilherme Marques, já foram assinados convênios semelhantes com os estados da Bahia, Mato Grosso e Minas Gerais. Os acordos são plurianuais, com duração de cinco anos, ou seja, de 2011 a 2015. No total, entre as quatro unidades, foram liberados R$ 28,6 milhões em recursos para serem utilizados no ano de 2011.

“O foco é manter os avanços que já foram conquistados e melhorar o status sanitário dos estados, além de harmonizar procedimentos em todo o país”, ressalta.

Os contratos prevêem metas obrigatórias, estabelecidas pelo ministério, que os estados precisam cumprir para continuarem participando dos convênios. Entre os planos de trabalho determinados estão capacitação do Grupo Especial de Atenção a Enfermidades Emergenciais (Gease), instalação ou melhoria estrutural de centro de triagem laboratorial e estruturação (ou manutenção) de equipes volantes de fiscalização de trânsito animal de produtos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário