RS revisa portaria dos agrotóxicos

Publicado em 05/08/2011 07:51
O governo estadual pode voltar atrás na decisão que suspendeu os registros de 220 empresas que vendiam agrotóxicos no Rio Grande do Sul e não protocolaram pedido de renovação das licenças operacionais ambientais junto à Fepam dentro do prazo, até 31 de maio. Baseada numa recomendação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a Secretaria da Agricultura estuda postergar por seis meses os efeitos da portaria, emitida em junho, concedendo assim mais tempo para que as empresas se adaptem à legislação. Pelo texto, os empreendimentos suspensos estão impedidos de vender estes produtos a partir da notificação do Estado e têm 12 meses para regularizar o cadastro. Caso contrário, o registro é cancelado. A hipótese de prorrogação começou a ser discutida após reação contrária do setor empresarial e de parlamentares, que argumentaram fechamento de postos de trabalho e prejuízos à economia do Estado.

Devido à possibilidade de reversão da medida, a Seapa parou de notificar as empresas suspensas para evitar retrabalho e custos de deslocamento dos técnicos até as empresas, muitas localizadas no Interior.

O gerente da Divisão de Defesa Vegetal da Seapa, José Motta, não soube informar quantas empresas foram efetivamente notificadas. A Sema foi procurada para explicar quais os argumentos técnicos que embasaram a recomendação de prorrogação, mas informou que não há uma orientação definida. Desde 2002, o decreto 4.074 restringe o registro à empresa que possua licença de operação do depósito de agrotóxico. Desde então, portarias adiam a cobrança das normas, dentre elas, a localização destes depósitos a pelo menos 30 metros de casas e a 100 metros de cursos d'água.

Fonte: Correio do Povo

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Novo Presidente da Abramilho acredita em retomada de área e produção nos próximos anos
Secretário do Tesouro vê receitas fortes, mas alerta para alta em gasto previdenciário e benefício social
ABAG lança na 29ª Agrishow cartilha que apresenta estratégias para melhorar conectividade em áreas rurais
Plataforma digital encurta prazo para produtor recebet crédito rural
Segunda safra de milho em MT se desenvolve bem, mas confirma área menor; atenção à cigarrinha permanece