Produtores de soja iniciam planejamento do plantio para a próxima safra no Rio Grande do Sul

Publicado em 05/08/2011 09:16
O planejamento dos produtores de soja para a próxima safra, no interior do Rio Grande do Sul, já começou. O produtor Edenir Rosso, de Passo Fundo, pretende plantar 70 hectares da cultura. Os bons preços o estimularam o a fazer a compra antecipada dos insumos.

– A gente já adquiriu praticamente todos os insumos para a próxima safra, aproveitando os preços da soja que estão relativamente bons. Aí podemos fazer a troca de insumos, principalmente de adubos e fungicidas que são necessários para a cultura - revela.

Na última semana, o Ministério da Agricultura publicou o zoneamento agroclimático para o plantio da soja. Entre as indicações, estão os elementos climáticos que influenciam a produção da oleaginosa, além dos tipos de solos aptos ao cultivo e do melhor período para a semeadura.

O documento informa que o grão cresce bem em temperaturas ambientes de 20ºC a 30ºC. Além disso, a disponibilidade de água é importante, principalmente, em dois períodos de desenvolvimento da cultura, na germinação e na floração.

O agrônomo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Alencar Ruggeri, recomenda o escalonamento da produção e a utilização de cultivares de ciclo médio e tardio.

– A principal recomendação que podemos fazer para os produtores é que eles façam um escalonamento dentro do período recomendado, além da utilização de variedades de ciclo médio precoce e tardio. São as duas formas de minimizarmos qualquer dificuldade – recomenda.

Na última safra, o Rio Grande do Sul cultivou uma área de quatro milhões de hectares de soja, com uma produção de 11,6 milhões de toneladas, conforme dados do levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) de junho de 2011. O plantio deve começar no início de outubro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Rádio Gaúcha

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário