Ministério da Agricultura publica estudo orientando sobre plantio de seis culturas

Publicado em 05/08/2011 22:10
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou sexta, dia 5, os estudos de zoneamento agrícola de risco climático para as culturas de pupunha, milheto, milho, palma forrageira, pimenta do reino e mamão. A lista dos municípios que estão no estudo e os períodos mais adequados para o plantio estão no Diário Oficial da União (DOU), nas portarias 281 a 302.

O zoneamento agrícola indica o melhor período para se plantar em cada município do país, de acordo com a análise histórica do comportamento do clima. O objetivo é orientar os agricultores sobre os riscos de adversidades climáticas coincidentes com as fases mais sensíveis das culturas. O cultivo da pupunha é indicado no estado de Mato Grosso. A fruta se desenvolve bem com uma precipitação pluviométrica de, no mínimo, 1.300 milímetros, bem distribuída ao longo do ano, e com temperatura média anual acima de 22ºC.

A cultura do milheto, gramínea utilizada para fabricação de ração e recuperação de pastagens, é recomendada nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rondônia e São Paulo. Já a palma forrageira é muito resistente à seca e deve ser produzida com uma precipitação média ideal anual entre 360 milímetros e 800 milímetros. Os municípios de Alagoas, Sergipe, Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte e Maranhão apresentam as melhores condições para o plantio.

Estados de clima quente e úmido são ideais para o cultivo da pimenta do reino, como, por exemplo, Acre, Maranhão, Pará, Rondônia e Tocantins, listados no estudo. O plantio de milho é indicado no estado do Piauí e o período de semeadura, os solos aptos ao cultivo e as cultivares indicadas são detalhados em nota técnica da portaria 287. O plantio de mamão é indicado para Minas Gerais, estado que apresenta as melhores condições para o desenvolvimento da fruta, que é sensível a geadas e baixas temperaturas.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário