5% das terras de MT são de estrangeiros

Publicado em 16/08/2011 17:20
Estudo realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) sobre a concentração de propriedades na agricultura em Mato Grosso verificou que 20% da área produtiva está nas mãos de 20 grupos. Os dados foram entregues aos parlamentares do estado e representantes do setor ruralista em audiência pública realizada na semana passada na Assembleia Legislativa.
 
Os dados apurados apontam que 328 mil hectares, ou seja, 5,12% da área estadual, foram cultivados diretamente por grupos com participação ou fundação de fora do país. O fato relevante é que o crescimento do estado como um todo foi de 3,15% no último ano, enquanto a evolução dos grupos estrangeiros chegou a 14,17%.
 
Os grupos empresariais atuam diretamente no setor em atividades como plantio de grãos e comercialização. A maioria da lista é formada por empresas nacionais, embora também seja registrada a presença estrangeira no estado. O total de área plantada por estes grupos alcançou 1,26 milhão de hectares.
 
De acordo com o superintendente do Imea, Otávio Celidônio, apesar da concentração das terras, a situação não deve ser vista como preocupante para o setor. "Essa concentração não preocupa porque o estado continua produzindo. A questão é a parte social. Um grande grupo não mora na cidade pequena, a mulher do produtor não faz compra na loja da cidade, como o produtor faz. O agricultor local movimenta o comércio. Quando há concentração, quem sai perdendo são as próprias cidades", frisou o superintendente do Imea.
 
Celidônio afirma que a presença desses investidores está relacionada às dificuldades de crédito do produtor. “A falta de políticas públicas teria forçado produtores a venderem suas terras como alternativa para pagar suas dívidas. A situação financeira deles pode ter contribuído para isso", pontuou.
 
DADOS
 
Entre as safras 2004/2005 e 2010/11, os grupos empresariais aumentaram em 130% suas áreas de produção, enquanto a média do estado cresceu em patamares inferiores a 2%. De acordo com o superintendente do Imea, Otávio Celidônio, a evolução na área não se deve à abertura de novas fronteiras agricultáveis em Mato Grosso, mas ao acréscimo de outras já existentes, adquiridas mediante compra ou mesmo arrendamento.
 
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Aprosoja

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário