Safra de verão movimenta PR

Publicado em 17/08/2011 09:22
O trabalho de colheita, que teve início há um mês, está um pouco atrasado este ano. Por isso, os produtores correm para recuperar o tempo perdido.

Em quase toda a área de cultivo do estado, o plantio direto está sendo realizado. Segundo técnicos, o atraso na colheita de inverno não deve comprometer o início da safra de verão. "Apesar de o milho safrinha ter tido um pouco de atraso na questão do plantio e da colheita, sempre houve intervalo de 40 a 60 dias para o início do plantio de soja. Então, vai ficar dentro da janela", esclarece o agrônomo Adriano Bartchechen.

Na área de 30 hectares do agricultor Dirceu Tezolin, onde está sendo colhido o milho, será plantada a soja. Ele já comprou sementes, adubo e defensivos.

A movimentação é grande nos armazéns das cooperativas. Toda semana chegam carretas para descarregar os insumos da nova safra. Segundo a Associação Paranaense de Produtores de Sementes, no estado devem ser comercializadas 4,6 milhões de sacas de sementes de soja e 40% do total já está vendido. A Cooperativa de Maringá espera vender mais de 200 mil sacas de sementes, a maioria de soja.

A compra antecipada de insumos faz parte de uma campanha da Cocamar, que começou em junho, para que os produtores não deixassem para a última hora. "A ideia é incentivar um melhor planejamento nas propriedades", justifica João Carlos Ruiz, diretor comercial da cooperativa.

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Durante a Agrishow, Harven promove rodas de conversas com grandes nomes do agro
Imposto de Renda Pessoa Física da Atividade Rural | Ouça o Agro CNA/Senar #118
Prosa Agro Itaú BBA | Agro Semanal | Plantio americano e panorama climático para Brasil e EUA
Podcast Foco no Agronegócio | Novas expectativas de câmbio
Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária incentiva o cultivo de cereais de inverno