Safra de verão movimenta PR

Publicado em 17/08/2011 09:22
O trabalho de colheita, que teve início há um mês, está um pouco atrasado este ano. Por isso, os produtores correm para recuperar o tempo perdido.

Em quase toda a área de cultivo do estado, o plantio direto está sendo realizado. Segundo técnicos, o atraso na colheita de inverno não deve comprometer o início da safra de verão. "Apesar de o milho safrinha ter tido um pouco de atraso na questão do plantio e da colheita, sempre houve intervalo de 40 a 60 dias para o início do plantio de soja. Então, vai ficar dentro da janela", esclarece o agrônomo Adriano Bartchechen.

Na área de 30 hectares do agricultor Dirceu Tezolin, onde está sendo colhido o milho, será plantada a soja. Ele já comprou sementes, adubo e defensivos.

A movimentação é grande nos armazéns das cooperativas. Toda semana chegam carretas para descarregar os insumos da nova safra. Segundo a Associação Paranaense de Produtores de Sementes, no estado devem ser comercializadas 4,6 milhões de sacas de sementes de soja e 40% do total já está vendido. A Cooperativa de Maringá espera vender mais de 200 mil sacas de sementes, a maioria de soja.

A compra antecipada de insumos faz parte de uma campanha da Cocamar, que começou em junho, para que os produtores não deixassem para a última hora. "A ideia é incentivar um melhor planejamento nas propriedades", justifica João Carlos Ruiz, diretor comercial da cooperativa.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário