Estudo orienta plantio de três culturas

Publicado em 17/08/2011 14:34 350 exibições
Diário Oficial da União publica zoneamento agrícola de risco climático para as culturas de abacaxi, milheto e sisal
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou os estudos de zoneamento agrícola de risco climático para as culturas de abacaxi, milheto e sisal. A lista dos municípios que estão no estudo e os períodos mais adequados para o plantio foram publicados no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 17 de agosto, nas portarias de 303 a 328.

O zoneamento agrícola indica o melhor período para se plantar em cada município do país, de acordo com a análise histórica do comportamento do clima. O objetivo é orientar os agricultores sobre os riscos de adversidades climáticas coincidentes com as fases mais sensíveis das culturas.

O cultivo do abacaxi é indicado no Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins, Acre, Pará, Rondônia, Bahia, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Espírito Santo e Minas Gerais. A temperatura média anual adequada para o cultivo da fruta está em torno de 24ºC. A cultura é muito sensível a geadas fortes, tendo crescimento bastante reduzido quando as temperaturas baixas prevalecem.

A cultura do milheto adapta-se bem a vários tipos de solos e apresenta ótima produtividade em solos de média a boa fertilidade. Os fatores climáticos que influenciam o desenvolvimento, a produção e a produtividade da cultura são a temperatura, o fotoperíodo (tempo de exposição à luz) e a precipitação pluviométrica. As condições ideais são encontradas na Bahia, Minas Gerais e Tocantins.

O sisal apresenta bom rendimento na região do semi-árido nordestino, na Bahia, Paraíba e Rio Grande do Norte. A cultura tem grande importância econômica e social regional. As melhores condições para o plantio estão na Paraíba, Bahia, Maranhão e Ceará.

Tags:
Fonte:
MAPA

0 comentário