Estimativa de crescimento para o setor de fertilizantes no 2º semestre é de 8%

Publicado em 25/08/2011 10:17
Até o final do ano devem ser negociadas 26,5 milhões de toneladas de insumos
No primeiro semestre deste ano, foram entregues ao consumidor final 13,93 milhões toneladas de adubos, um aumento de 27,8% com relação ao ano passado. Segundo o diretor-executivo da Associação Nacional para a Difusão de Adubos (Anda), David Roquetti Filho, todas as culturas contribuíram para esse crescimento.

– A gente tem observado a contínua manutenção dos preços de remuneração das commodities agrícolas. O que, por sua vez, mantém o produtor rural motivado para o investimento no que denominamos de pacote tecnológico, que envolve a aplicação de todo os insumos – explica Roquetti.

A expectativa para o segundo semestre é de que o mercado continue apresentando alta. Até o final do ano devem ser negociadas 26,5 milhões de toneladas de fertilizantes, um crescimento de 8%. Mesmo com o aumento da demanda e a consequente elevação dos preços, os produtores não devem ser prejudicados.

– A relação de trocas continua favorável ao produtor. Em valores, especificamente, não na relação de troca, mas de preço, os preços ainda vêm bem abaixo do que os praticados em 2008, no pico da crise – lembrou o diretor da Anda.

Fonte: Canal Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Número de mortos por chuvas no RS sobe para 95; ainda há 131 desaparecidos
Senado aprova projeto de calamidade no RS que facilita repasses federais ao Estado
FPA propõe medidas emergenciais para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul
Soja e milho e café arabica tem ajuste positivo no mercado. Dólar cai antes dos juros no Brasil
Ibovespa fecha em alta com balanços; Itaú sobe 2%