Concorrência com a China atrapalha produtores de alho em Goiás

Publicado em 29/08/2011 10:36
Dos últimos 20 anos, 2011 está sendo considerado o ano de colheita da melhor safra do Cerrado. A estimativa da Agência Nacional de Produtores de Alho é que sejam colhidas 10 milhões de caixas de alho no Brasil, 20% a mais que no ano passado.

Do total de alho produzido no Brasil, 33% vem de Goiás. Em uma fazenda no município de Cristalina, região centro-leste do estado, foram plantados 753 hectares, 5% a mais do que em 2010. Com o aumento da área e a ajuda do clima, a colheita deve ser quase 6% maior que a do passado.

Apesar de colher a melhor safra dos últimos tempos na região do Cerrado, os produtores estão apreensivos quando o assunto é a comercialização. A China baixou o preço do alho e as importações do produto assustam os produtores nacionais. “Com o excesso de produção da safra chinesa, eles baixaram o preço muito aquém do custo de produção do alho nacional”, explica o agrônomo Rafael Corsino.

Segundo os agricultores, para piorar, o custo de produção subiu 7% este ano por causa da dificuldade de encontrar mão-de-obra. Em Cristalina, a caixa com 10 quilos de alho está sendo vendida, em média, por R$ 39.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário