Expointer 2011: Dilma é vaiada durante discurso em Esteio/RS

Publicado em 02/09/2011 11:46 e atualizado em 02/09/2011 16:40
Dil-Má: Manifestantes trouxeram uma "cover" da presidente Dilma para participar dos protestos na Expointer.
A presidente da República, Dilma Rousseff, foi vaiada por funcionários públicos durante seu discurso na cerimônia oficial de abertura 34ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre. Servidores das universidades federais do Estado, dos Correios e da Polícia Civil organizaram protestos no evento para cobrar reajustes salariais.

Concentrados a cerca de 100 m do palco, os manifestantes tentavam, com o uso de buzinas e gritando palavras de ordem, abafar a fala da presidente. A manifestação, entretanto, foi pacífica e não houve incidentes de conflito.

Dilma chegou por volta das 10h ao Parque de Exposições Assis Brasil. Por volta das 10h45, o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho (PMDB), discursou para os presentes ao evento, que deve reunir mais de 561 mil pessoas até o próximo domingo, quando se encerram as atividades no parque.

A agenda de Dilma no Rio Grande do Sul ainda inclui uma visita a Canoas, também na Grande Porto Alegre, onde participará, às 14h, da cerimônia de entrega de novos leitos no Hospital Universitário da Ulbra. Às 15h30, a presidente embarca para Brasília, onde deve chegar por volta das 17h50.

Dilma enfrenta manifestações no Rio Grande do Sul

A presidente Dilma Rousseff está em Esteio, no Rio Grande do Sul, onde visita a Expointer, no Parque Assis Brasil. A passagem de Dilma pelo estado deve ser marcada por reivindicações de entidades de produtores rurais e servidores públicos.  Ela participou da cerimônia de abertura oficial da feira no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), que começou às 10h. Dilma chegou ontem ao Estado e passou a noite em hotel do centro da capital. Pela manhã, ela recebeu a visita do governador Tarso Genro.

Às 9h15, a presidente seguiu de carro até o Cais Mauá, onde embarcou em um helicóptero. Dilma desembarcou no pátio de uma empresa a cerca de um quilômetro de distância do Parque Assis Brasil. De lá, seguiu para a Expointer, onde chegou por volta das 9h50 e participou de recepção na Casa Branca, sede do governo estadual dentro do parque. Em seguida, a presidente seguiu para o local da cerimônia de abertura oficial da feira.

Os pequenos agricultores entregarão contraproposta sobre a renegociação de dívidas agrícolas. A Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag-RS) e a Via Campesina querem mais prazo para quitação de dívidas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o refinanciamento para os inadimplentes.

Os policiais civis receberam a presidente na entrada da feira, com uma manifestação do lado de fora do parque. Servidores de universidades federais fazem manifestação dentro da pista onde ocorre a cerimônia de abertura, mas estão longe do palanque.

Veja algumas fotos dos protestos na Expointer 2011:

* Fotos: Canal Rural


Dil-Má: Manifestantes trouxeram uma "cover" da presidente Dilma para participar dos protestos na Expointer

Dilma Rousseff participa de feira agropecuária da Expointer 2011 no RS

A presidente Dilma Rousseff (PT) chegou há pouco ao parque de exposições do governo do Rio Grande do Sul, em Esteio, na região metropolitana de Porto Alegre. Ela participa da abertura oficial da 34ª edição da Expointer, uma das principais feiras agropecuárias do Estado.

À tarde, a presidente participa de cerimônia de entrega de leitos no Hospital da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), no município de Canoas (RS).

Mendes Ribeiro promete trabalhar por estabilidade de preços agrícolas

O novo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, disse há pouco que pretende trabalhar junto com outros colegas do ministério, nos "organismos internacionais", contra os "movimentos especulativos" que fazem oscilar fortemente os preços das commodities agrícolas no mundo.

Durante a cerimônia de abertura da 34ª Expointer, Mendes Ribeiro disse que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro semestre foi puxado "de forma muito forte" pela agricultura e pela pecuária e que os R$ 107 bilhões liberados pelo governo para o plano-safra 2011-12 representa "comprometimento" com o setor.

Sem vivência no setor primário, o novo ministro reiterou que cumprirá um papel de "articulador" da política agrícola brasileira, com compromisso de "ouvir e dialogar" com todos os segmentos ligados ao setor.

Fonte: Terra +Jornal do Brasil + Valor

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Arroz e soja do RS são algumas das culturas mais afetadas pelas chuvas
Comissão debate política de abastecimento de alimentos no Brasil
Bom dia Agro 06/05/24 - O que há de mais relevante na agricultura e no agronegócio
ExpoFeira Rural, que aconteceria em setembro no RS, é cancelada por conta das chuvas
RS: Cepea faz pré levantamento das perdas no agro e avalia impactos de desabastecimento