Entressafra da uva é lucrativa aos produtores do norte de SP

Publicado em 08/09/2011 08:08
Parreiras carregadas, cachos graúdos e frutas bem roxas são sinais de que a produção rendeu bastante este ano.

A região noroeste de São Paulo produz uva entre os meses de julho e novembro, época em que as outras regiões tradicionais estão na entressafra. Os produtores aproveitam o clima quente e seco característico do inverno local como uma estratégia que traz muitas vantagens. “As temperaturas são mais elevadas e desde que se faça irrigação, os produtores conseguem uma colheita de boa qualidade”, explica Gilberto Pelinson, engenheiro agrônomo.

A uva produzida na região de Jales é vendida, principalmente, para São Paulo, Paraná e Goiás. O agricultor José Dimas comemora os bons resultados. Ele tem 55 mil pés de uva niágara na propriedade de 22 hectares em Jales. Em agosto, o produtor vendeu o quilo da fruta por R$ 3. Este mês, o valor deve ficar em torno de R$ 3,80.

Os produtores que investem nas uvas finas também esperam receber em setembro o preço mais alto pago pelo quilo da fruta este ano e mesmo com altos custos de produção, o rendimento está compensando.

Nas parreiras, os cachos de uva itália estão grandes e pesados, alguns chegam a pesar mais de 1,5 quilo. Um único pé chega a produzir 60 quilos por ano, enquanto o de uva niágara, variedade considerada a mais comum, produz apenas 20.

Fonte: Globo Rural

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Número de mortos por chuvas no RS sobe para 95; ainda há 131 desaparecidos
Senado aprova projeto de calamidade no RS que facilita repasses federais ao Estado
FPA propõe medidas emergenciais para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul
Soja e milho e café arabica tem ajuste positivo no mercado. Dólar cai antes dos juros no Brasil
Ibovespa fecha em alta com balanços; Itaú sobe 2%