Agricultores reduzem área cultivada com fumo no Sul do país

Publicado em 08/09/2011 08:09
Nos sete hectares de terra da família Mueller, em Vale do Sol, região central do Rio Grande do Sul, serão plantados 85 mil pés de fumo, redução de 20% em relação ao cultivado na safra anterior. “Vendemos tudo, mas a média de preço ficou muito baixa”, justifica o agricultor Selvino Mueller.

O excesso de chuva nas últimas semanas atrasou o início do plantio nas regiões produtoras. Nos três estados do Sul do país a área cultivada com o fumo deve ter redução de 10%.

O presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil, Benício Werner, diz que a entidade orientou os agricultores a reduzirem a área plantada considerando as dificuldades enfrentadas na última safra. O quilo do fumo entregue à indústria está saindo por R$ 4,93, valor 20% menor do que o pago na safra passada. A Associação dos Produtores acredita que a diminuição na área deva garantir melhores preços ao agricultor.

“Nós tivemos esse ano uma safra em termos de comercialização bastante rígida na hora da compra. Isso, sem dúvida, é um fator que nos levou a ter mais prejuízo do que na safra passada. Nós, como produtores, entendemos que a qualidade, principalmente a partir de dezembro, não foi tão boa como a gente esperava”, explica Werner.

Segundo a associação, para compensar, o preço do fumo deveria estar na casa dos R$ 5,90 o quilo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário