Agricultores reduzem área cultivada com fumo no Sul do país

Publicado em 08/09/2011 08:09 179 exibições
Nos sete hectares de terra da família Mueller, em Vale do Sol, região central do Rio Grande do Sul, serão plantados 85 mil pés de fumo, redução de 20% em relação ao cultivado na safra anterior. “Vendemos tudo, mas a média de preço ficou muito baixa”, justifica o agricultor Selvino Mueller.

O excesso de chuva nas últimas semanas atrasou o início do plantio nas regiões produtoras. Nos três estados do Sul do país a área cultivada com o fumo deve ter redução de 10%.

O presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil, Benício Werner, diz que a entidade orientou os agricultores a reduzirem a área plantada considerando as dificuldades enfrentadas na última safra. O quilo do fumo entregue à indústria está saindo por R$ 4,93, valor 20% menor do que o pago na safra passada. A Associação dos Produtores acredita que a diminuição na área deva garantir melhores preços ao agricultor.

“Nós tivemos esse ano uma safra em termos de comercialização bastante rígida na hora da compra. Isso, sem dúvida, é um fator que nos levou a ter mais prejuízo do que na safra passada. Nós, como produtores, entendemos que a qualidade, principalmente a partir de dezembro, não foi tão boa como a gente esperava”, explica Werner.

Segundo a associação, para compensar, o preço do fumo deveria estar na casa dos R$ 5,90 o quilo.

Tags:
Fonte:
Globo Rural

0 comentário