Mexicanos criam fungos GM para limpeza de solos contaminados

Publicado em 08/09/2011 09:07
A identificação de fungos que sobrevivem em áreas contaminadas por derramamentos de petróleo foi o ponto de partida para a pesquisa com microrganismos transgênicos que podem descontaminar áreas degradas.

Os fungos encontrados no solo sobrevivem em condições de contaminação, mas não são capazes de destruir os hidrocarburetos aromáticos policíclicos (HAP), compostos extremamente contaminantes e cancerígenos existentes no petróleo. Entretanto, fungos que crescem em madeira (lignolíticos) são capazes de degradar a lignina, composto quimicamente bastante similar ao HAP.

Os genes dos fungos lignolíticos foram então transferidos para os fungos isolados em solo contaminado. O novo microrganismo transgênico é capaz de produzir enzimas muito eficientes na degradação dos compostos tóxicos HAP.

A garantia de que estes fungos GM não se disseminariam no meio ambiente é o fato de, além de realizarem a biorremediação das áreas contaminadas, também eliminarem compostos que, em determinada concentração, os intoxica e destrói.

Fonte: Argenbio

NOTÍCIAS RELACIONADAS

MAPA: Medidas de apoio ao setor agropecuário do estado do Rio Grande do Sul
Colchões, roupa de cama e banho: saiba o que doar para vítimas no RS
De Olho no Material Escolar quer incluir informações reais sobre o agro no próximo Plano Nacional de Educação
Governo de SP anuncia novas medidas que impulsionam produção de biogás e biometano
Além de investimentos, produtores procuram a Sicredi em busca de seguros