Mexicanos criam fungos GM para limpeza de solos contaminados

Publicado em 08/09/2011 09:07
A identificação de fungos que sobrevivem em áreas contaminadas por derramamentos de petróleo foi o ponto de partida para a pesquisa com microrganismos transgênicos que podem descontaminar áreas degradas.

Os fungos encontrados no solo sobrevivem em condições de contaminação, mas não são capazes de destruir os hidrocarburetos aromáticos policíclicos (HAP), compostos extremamente contaminantes e cancerígenos existentes no petróleo. Entretanto, fungos que crescem em madeira (lignolíticos) são capazes de degradar a lignina, composto quimicamente bastante similar ao HAP.

Os genes dos fungos lignolíticos foram então transferidos para os fungos isolados em solo contaminado. O novo microrganismo transgênico é capaz de produzir enzimas muito eficientes na degradação dos compostos tóxicos HAP.

A garantia de que estes fungos GM não se disseminariam no meio ambiente é o fato de, além de realizarem a biorremediação das áreas contaminadas, também eliminarem compostos que, em determinada concentração, os intoxica e destrói.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Argenbio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário