Produtores discutem alternativas para reduzir perdas no pós-colheita

Publicado em 09/09/2011 08:28
Agricultores participam, até amanhã, em Lucas do Rio Verde, da 4º edição do Simpósio Mato-grossense de Pós-colheita de Grãos, no Parque de Exposições Roberto Munaretto, com o tema "a qualidade vai muito além da colheita". O presidente da Abrapós, Irineu Lorini explicou que são debatidas novas alternativas que possam reduzir as perdas no pós-colheita e garantir a qualidade da produção brasileira, que mesmo com os avanços alcançados nos últimos anos, ainda lidera o ranking mundial em perdas no transporte e armazenamento dos grãos.

Segundo ele, o simpósio é uma oportunidade para produtores e profissionais do setor de conhecerem novas técnicas, serviços e equipamentos que possam auxiliar na redução das perdas ocorridas por conta da contaminação e deterioração da colheita. “Se não houver o cuidado adequado, o produtor pode ter sérios prejuízos e até mesmo perder todo o esforço do plantio e colheita da lavoura”.

O prefeito Marino Franz, que hoje fará uma palestra sobre desenvolvimento sustentável, ressaltou que o pós-colheita é tão importante quanto o plantio e necessita de pessoas qualificadas e investimentos em tecnologias que possam garantir a qualidade do produto. De acordo com ele, o potencial de desenvolvimento da agricultura mato-grossense é muito grande, porém, não basta investir somente na produção, a armazenagem também é importante.

Lorini lembrou ainda que o Brasil é um dos maiores exportadores de grãos do mundo e que investir nessa etapa é garantir que os produtos nacionais vão continuar alcançando os mercados internacionais. “O nosso trabalho é fazer com que todos possam ganhar, o produtor aumentar os lucros e o consumidor a certeza de produtos de qualidade”.

Programação:
Sexta-Feira (09/09)
8h - Palestra “Manejo de Percevejos nas Lavouras de Soja” com Beatriz S. C. Ferreira, pesquisadora Fapeagro/Embrapa Soja, Londrina, PR.
9h15 - Palestra “Consequências na Armazenagem e na Indústria, devido ao Ataque de Percevejos nas Lavouras de Soja” com José Ronaldo Quirino, da Caramuru Armazéns Gerais, Rio Verde, GO.
10h - coffee-break e visitação aos estandes de expositores.
10h30 - Palestra “Alterações nos Requisitos da Certificação de Unidades Armazenadoras – IN 29 de 8 de junho de 2011” com Milton Libardoni, Conab, Coordenador da Comissão Técnica Consultiva do Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras.
12h - Almoço.
14h - Palestra “Marketing Agrícola” com Edmar Nogueira da Rocha, Diretor da Fiagril, Lucas do Rio Verde, MT.
15h30 - Palestra “Desenvolvimento visão do Futuro” com o prefeito de Lucas do Rio Verde e presidente do Conselho Executivo da Fiagril, Marino José Franz.
16h30 - Cerimônia de encerramento.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Só Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário