Mutirão Rural realizará mais de 25 mil atendimentos este ano

Publicado em 09/09/2011 14:20
A caravana do programa especial Mutirão Rural promovido pelo SENAR estará entre os dias 15 e 17 de setembro em Nova Canaã do Norte, no Estado de Mato Grosso. A população rural terá a oportunidade de receber atendimentos gratuitos nas áreas da saúde, educação, cultura, esporte, lazer e cidadania, bem como emissão de documentos (RG, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor e certidão de nascimento). O evento é realizado em parceria com o Sindicato Rural, Prefeitura e executivo estadual.

O trabalho é uma integração entre os parceiros do Mutirão Rural, na qual o SENAR viabiliza a estrutura necessária e ainda profissionais qualificados para oferecer serviços essenciais às populações que mais necessitam. “O objetivo é dar dignidade às pessoas atendidas, pois além dos documentos, proporciona atendimentos que dificilmente receberiam por estarem localizados em regiões de difícil acesso. São ações que devolvem ao cidadão sua autoestima”, disse o presidente do Sistema FAMATO/SENAR, Rui Prado.

De acordo com o superintendente do SENAR Tiago Mattosinho, no ano passado foram realizados aproximadamente 18 mil atendimentos às comunidades mais distantes do estado. Para este ano a expectativa é de ultrapassar a marca dos 25 mil, conforme a demanda levantada pelos sindicatos rurais. “Os números estão nos surpreendendo. Até o momento realizamos 12 edições e já passamos a marca do ano passado. Estavam previstos 15 eventos em 2011, no entanto chegaremos a 20 mutirões. Isto é muito salutar, pois mostra que a entidade vem cumprindo seu papel que é de promover a qualificação profissional e principalmente contribuir para o desenvolvimento social”.

O coordenador do Mutirão João Vargas, explica que “para levar cidadania aos locais mais ermos do estado a caravana já percorreu mais de 28 mil quilômetros”.

O SENAR-MT deu início aos trabalhos de mutirões rurais em 1996, quando fez seu primeiro evento na comunidade de Aricá, no município de Cuiabá. De lá para cá, os resultados positivos fizeram com que a instituição mantivesse os trabalhos anuais. Participam ainda dos eventos a Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural), o Indea (Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso), o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), cooperativas e associações rurais.

O SENAR-MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso) é a entidade que atua na profissionalização rural voltada à homens e mulheres de todo o estado. Juntamente com o Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) e os Sindicatos Rurais, compõem o Sistema FAMATO.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
FAMATO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário