Standard and Poor's rebaixa nota da dívida italiana

Publicado em 20/09/2011 03:29
A agência de classificação de risco citou problemas econômicos, fiscais e políticos para justificar sua decisão
A S&P's reduziu nesta segunda-feira a nota da dívida da Itália, citando questões econômicas, fiscais e políticas.

A agência de rating informou ter rebaixado a nota da dívida italiana de "A+/A-1+" para "A/A-1".

A empresa anunciou que o rebaixamento ocorreu por conta das "fracas perspectivas de crescimento econômico" da Itália, e da visão de que a coalizão política no governo "continuará limitando a capacidade do Estado de responder decisivamente" aos desafios enfrentados pelo país.

MODDY´S

A Moody´s também anunciou na sexta-feira (16) que continua avaliando a possibilidade de rebaixar a nota da dívida da Itália, atualmente em "Aa2", e prevê o anúncio da decisão para outubro.

Há alguns meses, a agência anunciou que a nota estava em revisão para possível rebaixamento, mas desde então não voltou a se pronunciar.

"A Moody's tentará concluir a revisão durante o próximo mês", disse a empresa em comunicado, três meses depois de anunciar o início da revisão da nota italiana.

A nota da Itália --terceira maior economia da União Europeia-- está a dois degraus da nota AAA, a mais alta atribuída por essa agência.

A Moody's colocou a dívida italiana sob revisão para um possível rebaixamento em 17 de junho, mencionando a fragilidade estrutural de sua macroeconomia, o desafio de diminuir sua dívida soberana e as difíceis condições de financiamento enfrentadas pelas nações europeias fortemente endividadas.

A agência de classificação de risco afirmou que sua decisão deve-se "ao ambiente econômico e financeiro cada vez mais desafiante" e aos diversos acontecimentos políticos na zona do euro.

As notas de curto prazo da Itália continuam no nível mais alto.

ENTENDA

O "rating" é uma opinião sobre a capacidade de um país ou uma empresa saldar seus compromissos financeiros. A avaliação é feita por empresas especializadas, as agências de classificação de risco, que emitem notas, expressas na forma de letras e sinais aritméticos, que apontam para o maior ou menor risco de ocorrência de um "default", isto é, de suspensão de pagamentos.

As três agências de classificação de risco de maior visibilidade são a Standard & Poor's, a Moody's e a Fitch Ratings.

Arte Folha Online

As agências usam praticamente o mesmo sistema de letras e sinais. Assim, a melhor classificação que um país pode obter é Aaa (Moody's) ou AAA (Standard & Poor's) que, conceitualmente, significam "capacidade extremamente forte de atender compromissos financeiros".

Na ponta oposta, um título classificado como "C", para a S&P ou a Moody's, tem altíssimo risco de não ser pago.

"A taxa média de 'default' [moratória] entre 1970-2000 para títulos [classificados como] Aaa sobre um período de 10 anos foi de apenas 0,67", afirma a Moody's.

Para S&P, fraca coalizão política no governo de Silvio Berlusconi limita avanços necessários
Para S&P, fraca coalizão política no governo de Silvio Berlusconi limita avanços necessários . "Nós acreditamos que o fraco crescimento da atividade econômica na Itália fará com que as metas fiscais do governo dificilmente sejam atingidas", disse em comunicado.Alto desemprego, um setor público ineficiente e modestos fluxos de investimento estrangeiro foram citados como fatores prejudiciais ao crescimento. "Na nossa visão, as autoridades ainda estão relutantes em resolver essas questões", disse a agência.

A concorrente da Standard and Poor's, a Moody's, já indicou que está analisando alterar a nota da Itália, atualmente em Aa2, dois degraus abaixo do triple-A, a classificação mais alta. A Itália tenhou acalmar os investidores ao anunciar um novo pacote de austeridade que pretende equilibrar as contas do país em 2013.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
veja.com.br

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário