Café: Robério Silva é o diretor-executivo da OIC

Publicado em 29/09/2011 17:54 e atualizado em 29/09/2011 19:03


  


O Brasil vem consolidando sua participação no cenário internacional em diversas áreas de atuação e, agora, foi a vez da cafeicultura. O diretor do Departamento do Café do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Dcaf/Mapa), Robério Silva, acaba de ser eleito diretor-executivo da Organização Internacional do Café (OIC), a principal entidade mundial do setor.

 

De Londres (ING), por telefone, o secretário de Produção e Agroenergia do Mapa, Manoel Bertone — um dos representantes do governo na comitiva brasileira —, comunicou que o candidato mexicano, Rodolfo Trampe Taubert, em reunião do Conselho Internacional da Organização, retirou sua candidatura após constatar que o Brasil possuía mais de 80% dos votos dos países produtores, o que oficializou a nomeação do diretor do Dcaf ao cargo máximo da cafeicultura no mundo.

 

O Conselho Nacional do Café (CNC) parabeniza Robério Silva pela vitória nesse disputado processo eleitoral e acredita que se trata do nome mais preparado para o desempenho da função, haja vista seus vastos conhecimentos e experiência profissional no setor ao longo dos anos.

 

Também se faz fundamental o enaltecimento ao trabalho do Ministério das Relações Exteriores, executado pelo Ministro Antonio Patriota, pelo Subsecretário-geral de Assuntos Econômicos e Tecnológicos, embaixador Valdemar Carneiro Leão Neto, e por Marcos Vinicius Pinta Gama, embaixador do Brasil responsável pelos organismos internacionais, e suas respectivas equipes.

 

A participação do Ministério da Agricultura também foi essencial para essa grande vitória brasileira, principalmente por intermédio dos trabalhos desempenhados pelo Secretário de Relações Internacionais, Célio Porto, e pelo novo ministro Mendes Ribeiro Filho, que, recém-chegado, se empenhou para que a campanha de Robério fosse bem sucedida.


O candidato

Robério Silva é economista, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais, executivo com 18 anos de experiência no mercado internacional e sete anos no governo federal. Já desempenhou atividades nos Ministérios da Agricultura, Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fazenda e Gabinete Civil da Presidência da República. Ocupa hoje a direção do Departamento do Café do Ministério da Agricultura e esteve à frente do cargo em momento de conquistas para a cafeicultura brasileira, com a melhoria dos preços no mercado internacional e a retomada do prestígio do café brasileiro junto aos torrefadores internacionais.


Foto: Divulgação MAPA


Fonte: CNC

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dólar à vista fecha em baixa de 0,13%, a R$5,0681 na venda
Corte de juros este ano ainda é possibilidade, diz presidente do Fed de Minneapolis
Exportações de peixes de cultivo chegam a US$ 8,7 milhões e crescem 48% no primeiro trimestre de 2024
Mapa e Farsul traçam medidas emergenciais para agropecuária gaúcha
Lula: com enchentes no RS, Brasil pode ter que importar arroz e feijão