Produtores investem no plantio de soja e milho

Publicado em 06/10/2011 17:18
Preços e investimentos em tecnologia são os atrativos para essas lavouras, que contribuem com 80% da produção nacional de grãos.
Soja e milho são os principais produtos de destaques do agronegócio brasileiro para a temporada 2011/2012. A perspectiva foi apresentada nesta quinta-feira, 6 de outubro, pelo diretor de Política Agrícola e Informação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Silvio Porto, durante o anúncio da intenção de plantio do novo ciclo. O diretor disse que o milho está surpreendendo em função dos preços que têm se sustentando nesse último período.

A previsão de produção deve ficar entre 157 a 160 milhões de toneladas. Já a área plantada terá variação entre 50,4 e 51,3 milhões de hectares. O resultado é estimado com base na tecnologia utilizada nas principais culturas e as previsões em relação ao comportamento do clima para esta safra. A Conab trabalha com a média obtida nas últimas cinco safras, descartando os anos atípicos e agregando novas técnicas agrícolas. “O comportamento do clima poderá surpreender e fazer com que colhamos mais uma safra recorde”, avaliou Porto. As condições climáticas prevêem chuvas regulares principalmente na região Centro-Oeste e a ocorrência de estiagem no Sul.

Renda

O secretário-executivo do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, José Carlos Vaz, disse que o governo está preocupado na proteção de renda do produtor com a contratação de seguro rural. “Vamos trabalhar nos próximos meses na construção de mecanismos de proteção de renda para 2011/2012 principalmente na região Sul”, explicou.

O secretário garantiu que o abastecimento interno está normal e os produtos agrícolas estão com preços competitivos. “Os preços agrícolas não devem ter muita variação e o dólar está atrativo para as vendas externas”, afirmou Vaz. “A margem de renda dos produtores deve continuar positiva, graças à valorização cambial, que compensa o recuo dos preços das commodities, e ao aumento do custo de produção da safra que está sendo plantada”, concluiu.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário