Estudo orienta plantio de sorgo e pimenta do reino

Publicado em 20/10/2011 06:16
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou os estudos de zoneamento agrícola de risco climático para o sorgo em oito estados brasileiros e no Distrito Federal e pimenta do reino na Bahia, Espírito Santo e na Paraíba. A lista dos municípios contemplados pelo estudo foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 19 de outubro, e estão detalhados nas portarias de 379 a 390.

O zoneamento agrícola indica o melhor período para se plantar em cada município do país, de acordo com a análise histórica do comportamento do clima. O objetivo é orientar os agricultores sobre os riscos de adversidades climáticas coincidentes com as fases mais sensíveis das culturas.

O sorgo é uma planta de origem tropical que exige um clima quente melhorar seu potencial de produção. A temperatura acima de 21°C é recomendada para um bom crescimento e desenvolvimento. O grão tem seu cultivo indicado em Pernambuco, Tocantins, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e no Distrito Federal.

A pimenteira do reino é uma planta típica de regiões de clima quente e úmido, necessitando, para seu desenvolvimento e produção, de alta temperatura e muita chuva. A maior parte da produção brasileira de pimenta é destinada à exportação. Os principais produtores estão localizados no Norte e no Espírito Santo. Conforme o estudo publicado, municípios da Bahia, Espírito Santo e Paraíba estão aptos para o cultivo.

Confira aqui  os detalhes do zoneamento nas portarias de 379 a 390.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário